Somados aos registrados desde 2009, o RS já conta com 149.986 EIs

Na semana em que o Brasil todo se mobilizou para registrar e capacitar o Empreendedor Individual (EI), o Sebrae/RS atingiu sua meta de formalizar 45 mil profissionais autônomos como EIs em 2012. Somados às formalizações realizadas desde o início do projeto, o Rio Grande do Sul conta, atualmente, com 149.986 EIs. “A meta estabelecida pelo Sebrae/RS para este ano e atingida nesta sexta-feira, 6 de julho, cinco meses antes do findar de 2012, é resultado de ações realizadas pela entidade que, além de formalizar, atua na capacitação desses empresários”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

O presidente afirma, ainda, que o objetivo principal do Sebrae/RS com este público é prepará-lo para enfrentar o mundo dos negócios, possibilitando que cresçam e possam, futuramente, tornarem-se microempresas e, quem sabe, pequenas empresas no futuro. "Para isso tornamos gratuitas todas as oficinas que são voltadas especificamente para o Empreendedor Individual”, comenta Koch, referindo-se às Oficinas SEI – que têm foco em seis temas: SEI Vender; SEI controlar meu dinheiro; SEI Comprar; SEI Empreender; SEI Unir forças para melhorar; SEI Planejar; Cada oficina tem 3 horas de duração.

O Sebrae/RS também disponibiliza a oficina "Empreendedor Individual Prepare-se: Você é um Empresário", com carga horária de 4 horas e gratuita, além de assessorias que trabalham os seguintes temas: Finanças; Legislação Tributária; Marketing; Plano de negócios e Recursos humanos. A carga horária é de 1h e cada EI tem direito a 2 assessorias gratuitas por ano.

No Rio Grande do Sul, a meta para os próximos três anos (2013/2015) é formalizar 102 mil novos profissionais autônomos, segundo a gestora do EI no Sebrae/RS, Marcia Ferran. As cidades que aparecem nos cinco primeiros lugares do ranking com o maior número de formalização no RS são: Porto Alegre (19.588), Caxias do Sul (7.155), Canoas (4.824 ), Santa Maria (4.806 ) e Pelotas (4.528).

Semana do EI
Pela quarta vez consecutiva, o Sebrae realiza em todo o Brasil a Semana do Empreendedor Individual, entre 2 e 7 de julho. No Rio Grande do Sul há tendas de atendimentos e capacitação em Porto Alegre (Largo Glênio Peres - 2 a 6/07), Novo Hamburgo (Praça do Imigrante – 2 a 6/07 ) e Caxias do Sul (Praça Dante Alighieri – 2 a 7/07)). Nas demais regiões, os atendimentos estão ocorrendo nas próprias dependências da entidade. O foco este ano é a capacitação do EI e não somente a sua formalização.

O Empreendedor Individual
O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e pode ter até 1 empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Comentários