Semana Internacional da Vela começa amanhã em Ilhabela e deve receber 80 mil turistas




Quem ainda não decidiu o que fazer no feriado de 9 de julho já tem destino certo.Ilhabela realiza 39º Semana Internacional da Vela e oferece diversas opções de lazer, esporte e cultura

 Ilhabela será palco da Semana Internacional da Vela pelo 39º ano consecutivo. A Rolex Ilhabela Sailing Week começa amanhã, 7 de julho, e segue até o dia 14. A Semana Internacional de Vela de Monotipos de Ilhabela acontece na semana que vem, de 20 a 22 de julho. Cerca de 400 barcos e 2.000 velejadores de países como Argentina, Uruguai, Chile, Itália e Alemanha devem disputar as regatas no Canal de São Sebastião. A expectativa da Secretaria de Turismo e Fomento é que a cidade receba cerca de 80 mil turistas durante o mês do maior evento náutico da América Latina.

Além de acompanhar as competições, os turistas que visitarem a Ilha poderão desfrutar de extenso leque de atividades de esporte, ecoturismo e cultura. Entre os principais destaques o trekking (caminhadas) e off road (passeios de jipe), que levam os visitantes a cascatas, cachoeiras e picos deslumbrantes. Algumas trilhas do Parque Municipal das Cachoeiras levam os visitantes a duas cascatas de quase 30 metros de altura.

Outra atração que tem encantado turistas de todo o mundo é o birdwatching - observação de aves em tradução livre. Por ser um arquipélago, a fauna e flora de Ilhabela possuem características específicas com relação a composição e distribuição geográfica. Em Ilhabela é possível avistar com facilidade mais de 3000 espécies de aves marinhas e migratórias. Há ainda os tradicionais esportes aquáticos, como windsurf, kitesurf, mergulho, pesca esportiva e skin board.

Aos amantes de cultura, uma opção imperdível é o Museu Náutico de Ilhabela. Inaugurado em 2010, a instituição conta com valioso acervo de objetos como cristais, porcelanas, faianças, talheres de prata, artefatos de bronze, entre outros, datados do século XVIII até meados do século passado. São mais de 1500 peças de vários naufrágios. Há peças compradas de antigos caiçaras, que presenciaram os fatos históricos e objetos originais obtidas em desmanches de navios. 

Já no Parque das Esculturas, localizado na Praça Angelo Fazzini, no Saco da Capela, é possível encontrar guerreiros medievais, cavalos rampantes, donzelas, sereias, enormes peixes metálicos, bustos de personalidades, entre outros temas que formam o conjunto de obras elaboradas pelo escultor Gilmar Pinna. A obra de Gilmar revela uma nova forma de interpretação da figura humana e animal, que rompe com os limites da escultura acadêmica e tradicional.

Mais informações sobre programação cultural de Ilhabela durante a Semana Internacional da Vela devem ser divulgadas em breve, no site oficial da prefeitura http://www.ilhabela.sp.gov.br

Comentários