s MPEs foram responsáveis por 71,6% dos 14.613 empregos gerados no Estado em abril


Micro e pequenas empresas seguem abrindo postos de trabalho





 Pelo quarto mês consecutivo no ano de 2012, as micro e pequenas empresas gaúchas foram responsáveis pela parcela mais significativa do saldo líquido de empregos gerados no Estado. Em abril, elas totalizaram 71,6% dos 14.163 postos de trabalho criados, segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho. Dentre as MPEs, novamente as empresas que empregam até quatro funcionários foram que mais contrataram, com 71,8%. No acumulado dos últimos 12 meses foram gerados 88.617 postos de trabalho no Rio Grande do Sul.

Mesmo que o desempenho de abril represente uma pequena redução de 16,1% em relação ao mês de março de 2012, resultado este impulsionado pelas médias e grandes empresas, as micro e pequenas apresentaram um crescimento de 12,1% em relação ao mês anterior.

"A curva ascendente da geração de emprego nos pequenos negócios confirma a tendência de aumento do nível de atividade desse segmento, em função do aumento da renda, do crédito e, consequentemente, do consumo da população", diz o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

Na análise por setor, no mês de abril, verificou-se a expansão em oito dos nove setores de atividade econômica. Os setores que mais contribuíram para o desempenho positivo foram o de Serviços (42,2%), a Indústria de Transformação (28,3%), o setor de Comércio (21,8%) e a Construção Civil (15,1%). As MPEs participaram ativamente da geração de vagas nos setores de serviços, comércio e construção civil, enquanto que as empresas de maior porte criaram empregos, principalmente, nos setores da indústria de transformação e de serviços.

Comentários