RIO+20 CONTRIBUI PARA RECORDE NOS DESEMBARQUES INTERNACIONAIS DE JUNHO




O número de desembarques internacionais no mês de junho bateu o recorde desde o início da série histórica registrada pela Infraero. Foram 733.197 chegadas de outros países, enquanto em junho de 2011, houve 650.995 desembarques.

O crescimento de 12,63% em relação ao mesmo mês do ano passado também foi o melhor deste ano – desconsiderando razões sazonais. Em março, houve crescimento de 15,37% em relação ao mesmo mês de 2011, no entanto, o crescimento maior se explica pela realização do Carnaval em um mês diferente.

Este ano, a realização da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável), primeiro da série de megaeventos que o Brasil sediará nos próximos anos, é considerado um dos motivos do recorde. A realização de mais de 3.000 eventos paralelos à Rio+20, além da presença de pelo menos 7.000 delegados estrangeiros, somente no evento principal, ajudam a explicar, em parte, o recorde de junho.

“Além do saldo positivo na entrada de turistas e, portanto, na entrada de divisas no país em forma da exportação de serviços turísticos, o principal ganho ocorre a longo prazo: ganho de imagem”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino. “A pesquisa de opinião que realizamos com os estrangeiros que estiveram na Rio+20 comprovam que a visita ao país gera uma melhoria significativa na percepção de imagem que têm do país”.

Dino destaca que, ao voltarem a seus países, esses estrangeiros tornam-se difusores de uma imagem positiva do país. “Prova disso é que 97% dos estrangeiros entrevistados por nós na Rio+20 manifestaram desejo de retornar ao país. E mais de 80% deles consideram que estaremos aptos para a realização dos próximos megaeventos”. Para Dino, estes números mostram que “estamos no caminho certo para alcançar o volume de 10 milhões de turistas estrangeiros por ano, dobrando nosso atual patamar”, que ficou em 5,4 milhões no ano passado.

Assessoria de Comunicação- Embratur

Comentários