Projeto Negócio a Negócio também atende ao Empreendedor Individual



Sebrae/RS vai ao EI para implementar ferramentas básicas de gestão


O projeto Negócio a Negócio, que consiste na orientação gratuita de microempresas com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil, também está indo ao encontro do Empreendedor Individual, profissional que trabalha por conta própria e se que se legaliza como pequeno empresário. O Negócio a Negócio é uma iniciativa do Sebrae/RS, em parceria com 12 universidades gaúchas.

Em todas as regiões do Estado, mais de 280 Agentes de Orientação Empresarial, universitários devidamente treinados e capacitados pelo Sebrae/RS, vão até as empresas para implementar gratuitamente ferramentas básicas de gestão. “Contemplamos o EI no projeto por entender que, além de estimular a formalização deste profissional, temos o grande desafio de capacitá-lo para crescer como empreendedor”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

A gestora do projeto no Sebrae/RS, Viviane Andressa Pinto, explica que o grande diferencial do Negócio a Negócio é que os empreendedores não precisam sair de suas empresas para poder participar, “pois os agentes vão ao encontro deles. Basta ter disposição e interesse em melhorar”, acrescenta. Este ano, o projeto já realizou 48 mil atendimentos em mais de 20 mil empresas gaúchas. A meta é atingir 45.251 empresas até o final de 2012.

Outras capacitações
Além do Negócio a Negócio, o Sebrae/RS também oferece gratuitamente ao EI oficinas de capacitação que em foco em seis temas: SEI Vender; SEI controlar meu dinheiro; SEI Comprar; SEI Empreender; SEI Unir forças para melhorar; SEI Planejar; Cada oficina tem 3 horas de duração. Além disso, disponibiliza a oficina "Empreendedor Individual Prepare-se: Você é um Empresário", com carga horária de 4 horas e gratuita, além de assessorias que trabalham os seguintes temas: Finanças; Legislação Tributária; Marketing; Plano de negócios e Recursos humanos. A carga horária é de 1h e cada EI tem direito a 2 assessorias gratuitas por ano.

As universidades parceiras do Negócio a Negócio são: Pucrs (Região Metropolitana), Esade (Região Metropolitana), Urcamp (Região da Campanha), URI (Região Norte), Unijuí (Região Noroeste), UCS (Região da Serra Gaúcha e Litoral), Faccat, Feevale (Região dos Vales do Sinos, Caí e Paranhana), Furg (Região Sul), UPF (Região Planalto), UFSM (Região Centro) e Univates (Região Vales do Taquari e do Rio Pardo).

Comentários