Prêmio “Os Mais Importantes no Varejo” divulga a lista de finalistas




O Boticário, Grupo Pão de Açúcar e Saraiva estão entre os finalistas da categoria Varejo do Ano da edição 2012

 Um estudo pioneiro no País, desenvolvido ao longo dos últimos quatro meses, revelou quais são os varejistas de maior peso no Brasil. Foram avaliadas companhias de cinco segmentos, que faturam juntas R$ 94 bilhões. A pesquisa foi realizada a pedido da revista NOVAREJO, que promove o Prêmio “Os Mais Importantes no Varejo”. O trabalho foi conduzido pela consultoria Accenture, que utilizou as metodologias quantitativa e qualitativa para anunciar os destaques deste ano.

Os finalistas estão distribuídos em 19 categorias: 5 quantitativas e 14 qualitativas. O Boticário, Grupo Pão de Açúcar e Saraiva se destacaram e concorrem na categoria Varejo do Ano. Já as empresas Brigaderia, MeMove e Portobello despontam como “Revelação do Ano”. Hering, Marisa e Riachuelo são os destaques em “Magazines e Lojas de Departamento” (ver lista completa a seguir).

Os vencedores da premiação serão conhecidos durante a 2ª edição do Brazilian Retail Week (BR Week). Realizado nos dias 30 de julho e 1º de agosto, em São Paulo, o evento reunirá a elite de empresários do varejo para discutir os rumos do setor.

“Na primeira edição, em 2011, o BR Week reuniu cerca de 1500 representantes de todo o País, da cadeia de valor do varejo, atacado, distribuidor e fornecedor. Este ano, o foco, mais uma vez, é trazer à tona as melhores práticas que constroem um varejo de sucesso. Ao traçarmos esse raio-x do segmento, temos como mostrar de forma ainda mais clara como é importante qualificar o varejo e enxergá-lo como um todo. O consumidor hoje já tem preparo para compreender o que é o varejo e, por esse motivo, exige essa sofisticação”, afirma Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e presidente do Grupo Padrão, do qual faz parte a revista NOVAREJO.

Metodologias

As companhias participantes responderam previamente a um questionário online. Para as empresas e os setores que divulgam os seus dados para o mercado, a consultoria Accenture aplicou a metodologia quantitativa, analisando os quesitos eficiência (venda por metro quadrado mensal), crescimento (análise do histórico do crescimento em vendas superior à média) e consistência (análise dos resultados considerando eficiência e taxa de crescimento acima da média em número de períodos). Foram avaliadas nessa etapa 48 empresas.

Já para as companhias que não dispõem de informações públicas, foi aplicado o método qualitativo. Primeiro, uma banca examinadora formada por especialistas de entidades representativas do varejo, avaliou as empresas em uma série de critérios, por meio de um questionário. Na sequência, o grupo debateu em profundidade quais companhias refletiam a percepção de qualidade das autoridades do setor.

“É extremamente importante olhar uma empresa não só sob uma variável específica, mas como ela está gerando rentabilidade e se está bem posicionada para continuar atuando no futuro”, analisa Rodrigo Diago, executivo sênior para o varejo da Accenture.


Finalistas de “Os Mais Importantes no Varejo”

ANÁLISE QUANTITATIVA
ANÁLISE QUALITATIVA
Super/ Hipermercados (Até R$ 7 Bi de Faturamento)
Inovação e Design de Loja
Prezunic
Sonda
Zaffari
Brigaderia
Chilli Beans
MeMove
Atacarejo
Campanha de Marketing e Inovação
Atacadão
Atakarejo
Roldão
O Boticário
Havaianas
NetShoes
Magazines / Lojas de Departamento
Mercado Emergente/Regional
Hering
Marisa
Riachuelo
Grupo Pão de Açúcar
Máquina de Vendas
Pague Menos
Shopping Centers
E-commerce/Varejo On-line
Aliansce
BR Malls
Sonae Sierra
Dafitti
NetShoes
Saraiva
Drogarias e Farmácias
Sustentabilidade
Droga Raia + Drogasil
Drogaria São Paulo
Drogaria Pacheco
Pague Menos
Grupo Pão de Açúcar
Leroy Merlin
Osklen

Varejo Empregador do Ano

Fast Shop
Grupo Pão de Açúcar
Sonda

Experiência de Consumo: Shopping Ponto de Compra

Barra Shopping
Shopping Iguatemi
Pátio Higienópolis

Experiência de Consumo: Shopping Ponto de Compra Regional

San Pellegrino Mall (Caxias do Sul/RS)
Shopping Iguatemi Fortaleza
Shopping Recife

Inovação em Gestão Multicanal

O Boticário
Fast Shop
Saraiva



Apoio e capacitação do pequeno e médio varejo - capacitação

ABF
Martins
SEBRAE

Apoio e capacitação do pequeno e médio varejo - financiamento

Banco do Nordeste
Cartão BNDES
Losango

Revelação do Ano

Brigaderia
MeMove
Portobello

Liderança de Varejo/Personalidade (CEOS empresas)

O Boticário
Hering
Riachuelo

Varejo do Ano

O Boticário
Grupo Pão de Açúcar
Saraiva


SERVIÇO:
BRAZILIAN RETAIL WEEK 2012
30 e 31 de julho e 1º de agosto          
Hotel Transamérica
Avenida das Nações Unidas, 18591, São Paulo.
Inscrições e mais informações acesse o site brweek.com.br, mande um email para eventos@gpadrao.com.br ou ligue para (11) 3125-2215.

Sobre o BR Week 2012

Em 2011, o BR Week obteve 92% de aprovação dos participantes, o que legitima sua capacidade inovadora e demonstra a complexidade e importância dos temas abordados sobre o varejo do Brasil. Seguindo o modelo de eventos como NRF (National Retail Federation) e WRC (World Retail Congress), é o principal encontro do varejo e reunirá empresários do segmento para discutirem os rumos para a profissionalização estratégica do setor.  Com o tema, “É do Brasil!!! O varejo como só nós sabemos fazer”, o evento mostrará as melhores práticas, os desafios, cases, estratégias e ideias que constroem um varejo de sucesso.
Em 2012, a área de exposição do BR Week será ampliada e todas as atividades devem proporcionar aos participantes a troca de experiências e o estudo de soluções diferenciadas, criativas e admiradas em todo mundo. Este novo formato tem o intuito de tornar os processos do setor varejista ainda mais eficientes, rentáveis e inovadores. Ambiente perfeito para que as marcas e os patrocinadores interajam com os executivos mais influentes do varejo brasileiro. Uma oportunidade única de gerar novos negócios, apresentar soluções, captar novos clientes, disseminar e compartilhar conhecimento em um evento de varejo, feito por quem gosta de varejo, para quem tem varejo no DNA.
Como diferenciais esta edição ainda terá novos assuntos e um conteúdo diversificado, focado nas necessidades e demandas de praticamente todos os segmentos que compõem o varejo brasileiro. Além disso, será apresentado um novo Retail Lab, redimensionado com uma nova proposta, e o reconhecimento aos “Mais Importantes no Varejo”, estudo exclusivo desenvolvido pela revista NOVAREJO e pela Accenture.
O evento será composto por plenárias, apresentações de cases, palestras e debates. A grade completa e todas as informações sobre as inscrições estão disponíveis no site brweek.com.br. O BR Week 2012 é uma realização da revista NOVAREJO, com a organização da Padrão Eventos.

Sobre o Grupo Padrão

O Grupo Padrão é uma organização que desenvolve e dissemina conteúdos qualificados e inteligência de mercado referente a temáticas de consumidores e relações de consumo, voltadas para o ambiente corporativo. Sua atuação é dividida em quatro unidades de negócios: Editorial, Empresarial, Eletrônico e Eventos. Há 17 anos no mercado, as iniciativas de maior destaque são as revistas Consumidor Moderno, NOVAREJO e Guia do SAC, os congressos CONAREC (Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente), CCMCC (Congresso Consumidor Moderno de Crédito, Cobrança e Meios de Pagamento) e BR Week (Brazilian Retail Week) , além dos Prêmios Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e Empresas que mais Respeitam o Consumidor. Promover uma comunicação mais consciente, integrada e transparente entre empresas e consumidores é o objetivo de todo trabalho desenvolvido pela instituição.


Comentários