O Boticário, Grupo Pão de Açúcar e
Saraiva estão entre os finalistas da categoria Varejo do Ano da edição 2012
Um estudo pioneiro no País, desenvolvido ao longo
dos últimos quatro meses, revelou quais são os varejistas de maior peso no
Brasil. Foram avaliadas companhias de cinco segmentos, que faturam juntas R$ 94
bilhões. A pesquisa foi realizada a pedido da revista NOVAREJO, que promove o
Prêmio “Os Mais Importantes no Varejo”. O trabalho foi conduzido pela
consultoria Accenture, que utilizou as metodologias quantitativa e qualitativa
para anunciar os destaques deste ano.
Os
finalistas estão distribuídos em 19 categorias: 5 quantitativas e 14
qualitativas. O Boticário, Grupo Pão de Açúcar e Saraiva se destacaram e
concorrem na categoria Varejo do Ano. Já as empresas Brigaderia, MeMove e
Portobello despontam como “Revelação do Ano”. Hering, Marisa e Riachuelo são os
destaques em “Magazines e Lojas de Departamento” (ver lista completa a seguir).
Os
vencedores da premiação serão conhecidos durante a 2ª edição do Brazilian
Retail Week (BR Week). Realizado nos dias 30 de julho e 1º de agosto, em
São Paulo, o evento reunirá a elite de empresários do varejo para discutir os
rumos do setor.
“Na
primeira edição, em 2011, o BR Week reuniu cerca de 1500 representantes
de todo o País, da cadeia de valor do varejo, atacado, distribuidor e
fornecedor. Este ano, o foco, mais uma vez, é trazer à tona as melhores
práticas que constroem um varejo de sucesso. Ao traçarmos esse raio-x do
segmento, temos como mostrar de forma ainda mais clara como é importante
qualificar o varejo e enxergá-lo como um todo. O consumidor hoje já tem preparo
para compreender o que é o varejo e, por esse motivo, exige essa sofisticação”,
afirma Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e
presidente do Grupo Padrão, do qual faz parte a revista NOVAREJO.
Metodologias
As
companhias participantes responderam previamente a um questionário online. Para
as empresas e os setores que divulgam os seus dados para o mercado, a
consultoria Accenture aplicou a metodologia quantitativa, analisando os
quesitos eficiência (venda por metro quadrado mensal), crescimento (análise do
histórico do crescimento em vendas superior à média) e consistência (análise
dos resultados considerando eficiência e taxa de crescimento acima da média em
número de períodos). Foram avaliadas nessa etapa 48 empresas.
Já
para as companhias que não dispõem de informações públicas, foi aplicado o
método qualitativo. Primeiro, uma banca examinadora formada por especialistas
de entidades representativas do varejo, avaliou as empresas em uma série de
critérios, por meio de um questionário. Na sequência, o grupo debateu em
profundidade quais companhias refletiam a percepção de qualidade das
autoridades do setor.
“É
extremamente importante olhar uma empresa não só sob uma variável específica,
mas como ela está gerando rentabilidade e se está bem posicionada para
continuar atuando no futuro”, analisa Rodrigo Diago, executivo sênior para o
varejo da Accenture.
Finalistas de “Os
Mais Importantes no Varejo”
ANÁLISE
QUANTITATIVA
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ANÁLISE
QUALITATIVA
|
Super/ Hipermercados (Até R$ 7 Bi de Faturamento)
|
Inovação e Design de Loja
|
Prezunic
Sonda
Zaffari
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Brigaderia
Chilli Beans
MeMove
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Atacarejo
|
Campanha de Marketing e Inovação
|
Atacadão
Atakarejo
Roldão
|
O Boticário
Havaianas
NetShoes
|
Magazines / Lojas de Departamento
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Mercado Emergente/Regional
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Hering
Marisa
Riachuelo
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Grupo Pão de Açúcar
Máquina de Vendas
Pague Menos
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Shopping Centers
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E-commerce/Varejo
On-line
|
Aliansce
BR Malls
Sonae Sierra
|
Dafitti
NetShoes
Saraiva
|
Drogarias e Farmácias
|
Sustentabilidade
|
Droga Raia + Drogasil
Drogaria São Paulo
Drogaria Pacheco
Pague Menos
|
Grupo Pão de Açúcar
Leroy Merlin
Osklen
|
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Varejo
Empregador do Ano
|
|
Fast Shop
Grupo Pão de Açúcar
Sonda
|
|
Experiência de Consumo: Shopping Ponto de Compra
|
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Barra Shopping
Shopping Iguatemi
Pátio Higienópolis
|
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Experiência de Consumo: Shopping Ponto de Compra Regional
|
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San Pellegrino Mall (Caxias do Sul/RS)
Shopping Iguatemi Fortaleza
Shopping
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Inovação em Gestão Multicanal
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O Boticário
Fast Shop
Saraiva
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Apoio e capacitação do pequeno e médio varejo - capacitação
|
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ABF
Martins
SEBRAE
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Apoio e capacitação do pequeno e médio varejo - financiamento
|
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Banco do Nordeste
Cartão BNDES
Losango
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Revelação do Ano
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Brigaderia
MeMove
Portobello
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Liderança de Varejo/Personalidade (CEOS empresas)
|
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O Boticário
Hering
Riachuelo
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Varejo do Ano
|
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O Boticário
Grupo Pão de Açúcar
Saraiva
|
SERVIÇO:
BRAZILIAN RETAIL WEEK 2012
30 e 31 de julho e 1º de
agosto
Hotel Transamérica
Avenida das Nações
Unidas, 18591, São Paulo.
Inscrições e mais informações acesse
o site brweek.com.br,
mande um email para eventos@gpadrao.com.br
ou ligue para (11) 3125-2215.
Sobre
o BR Week 2012
Em 2011, o BR Week
obteve 92% de aprovação dos participantes, o que legitima sua capacidade
inovadora e demonstra a complexidade e importância dos temas abordados sobre o
varejo do Brasil. Seguindo o modelo de eventos como NRF (National
Retail Federation) e WRC (World Retail Congress), é o
principal encontro do varejo e reunirá empresários do segmento para discutirem
os rumos para a profissionalização estratégica do setor. Com o tema, “É
do Brasil!!! O varejo como só nós sabemos fazer”, o evento mostrará
as melhores práticas, os desafios, cases, estratégias e ideias que
constroem um varejo de sucesso.
Em 2012, a área de
exposição do BR Week será ampliada e todas as atividades devem
proporcionar aos participantes a troca de experiências e o estudo de soluções
diferenciadas, criativas e admiradas em todo mundo. Este novo formato tem
o intuito de tornar os processos do setor varejista ainda mais eficientes,
rentáveis e inovadores. Ambiente perfeito para que as marcas e os
patrocinadores interajam com os executivos mais influentes do varejo
brasileiro. Uma oportunidade única de gerar novos negócios, apresentar
soluções, captar novos clientes, disseminar e compartilhar conhecimento em um
evento de varejo, feito por quem gosta de varejo, para quem tem varejo no DNA.
Como diferenciais esta
edição ainda terá novos assuntos e um conteúdo diversificado, focado nas
necessidades e demandas de praticamente todos os segmentos que compõem o
varejo brasileiro. Além disso, será apresentado um novo Retail Lab,
redimensionado com uma nova proposta, e o reconhecimento aos “Mais
Importantes no Varejo”, estudo exclusivo desenvolvido pela revista NOVAREJO e
pela Accenture.
O evento será composto por plenárias, apresentações de cases,
palestras e debates. A grade completa e todas as informações sobre as
inscrições estão disponíveis no site brweek.com.br.
O BR Week 2012 é uma realização da revista NOVAREJO, com a organização
da Padrão Eventos.
Sobre o
Grupo Padrão
O Grupo
Padrão é uma organização que desenvolve e dissemina conteúdos qualificados e
inteligência de mercado referente a temáticas de consumidores e relações de
consumo, voltadas para o ambiente corporativo. Sua atuação é dividida em quatro
unidades de negócios: Editorial, Empresarial,
Eletrônico e Eventos. Há 17 anos no mercado, as iniciativas de maior destaque
são as revistas Consumidor Moderno, NOVAREJO e Guia
do SAC, os congressos CONAREC (Congresso Nacional das Relações
Empresa-Cliente), CCMCC (Congresso Consumidor Moderno de Crédito, Cobrança e
Meios de Pagamento) e BR Week (Brazilian Retail Week) , além dos
Prêmios Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente e Empresas que
mais Respeitam o Consumidor. Promover uma comunicação mais consciente,
integrada e transparente entre empresas e consumidores é o objetivo de todo
trabalho desenvolvido pela instituição.
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