Pluna encerra voos no Brasil




ANAC oficializa empresa e fiscaliza assistência aos passageiros afetados

 A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está fiscalizando a prestação de assistência aos passageiros atendidos pela empresa aérea uruguaia Pluna, em todos os aeroportos em que ela opera. A companhia deverá prestar assistência integral aos passageiros afetados pela paralisação de suas operações, conforme nota divulgada à imprensa no dia 04/06. Segundo comunicado divulgado pela empresa, a interrupção dos serviços teve início no último dia 03/07 e deveria se encerrar hoje às 12h. Entretanto, o governo uruguaio, dono da empresa, decidiu paralisar a companhia aérea Pluna, que anunciou a suspensão de todos os voos diante dos problemas financeiros que enfrenta.

Oficiada hoje pela ANAC, a Pluna deverá seguir todas as determinações estipuladas pela Agência não só em relação à assistência aos passageiros. Entre as deliberações do ofício estão a suspensão da venda de bilhetes aéreos, a prestação de informações à ANAC sobre os bilhetes comercializados, relatórios informando todos os atendimentos realizados pela empresa aos passageiros prejudicados, entre outras medidas.

A empresa Pluna operava voos no Brasil desde 1949 e atendia sete cidades brasileiras, conforme quadro abaixo. Os voos da companhia tinham como destino Montevidéu e Punta Del Esteno Uruguai,e Santiago do Chile. Todas as operações da companhia eram realizadas com a aeronave Bombardier CRJ-900, com capacidade para 90 passageiros.

Além do aumento da fiscalização, os Postos de Serviço dos aeroportos de Guarulhos, Galeão e Brasília estarão mobilizados para fiscalizar a prestação da assistência aos passageiros, em especial, pela companhia aérea Pluna. fiscalização da ANAC terá como principal objetivo monitorar a prestação de assistência prevista na Resolução n° 141, que dispõe sobre os direitos e os deveres dos passageiros.

A Agência está acompanhando as medidas adotadas pela empresa e conta com o auxílio de 220 Inspetores de Aviação Civil (INSPAC) para fiscalizar as empresas aéreas e aeroportos. A companhia aérea Pluna disponibiliza atendimento aos passageiros nos seguintes canais:

Brasil (11) 37119158
Uruguai (598) 24015000
Argentina (011) 4132 4444
Paraguai 009 800 11 0001
Chile (562) 595 2879

Os passageiros que não se sentirem contemplados em seus direitos, devem recorrer à ANAC por meio da central de atendimento telefônico gratuito que funciona 24h, com atendimento em português, inglês e espanhol (0800 725 4445). A abertura de procedimento administrativo junto à ANAC não prejudica nem impede o passageiro de buscar eventuais indenizações por danos morais e/ou materiais decorrentes do descumprimento do contrato de transporte aéreo perante os órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.


Rota operada
N° do vôos
Dias operados
Montevidéu / Belo Horizonte / Montevidéu
614/615
SEG a DOM
Montevidéu / Rio de Janeiro / Montevidéu
616/617
SEG a DOM
Montevidéu / São Paulo / Montevidéu
618/619
SEG a DOM
Montevidéu / Curitiba / Montevidéu
620/621
SEG a DOM
Montevidéu / Brasília / Montevidéu
622/623
SEG a SÁB
Montevidéu / São Paulo / Montevidéu
624/625
SEG a DOM
Montevidéu / Porto Alegre / Montevidéu
626/627
SEG a DOM
Santiago do Chile / Montevidéu / Foz do Iguaçu / Montevidéu / Santiago do Chile
628/629
TER, QUI, DOM
Montevidéu / São Paulo / Montevidéu
630/631
SEG a DOM
Montevidéu / Rio de Janeiro / Montevidéu
632/633
SEG a DOM
Montevidéu / São Paulo / Montevidéu
636/637
SEG a DOM
Montevidéu / Curitiba / Montevidéu
640/641
SEG, TER, SEX, SÁB
Montevidéu / Porto Alegre / Montevidéu
646/647
SEG a DOM
Punta Del Este / São Paulo / Punta Del Este
648/649
QUI, DOM
Montevidéu / Rio de Janeiro / Montevidéu
650/651
SEX

Assessoria de Imprensa- ANAC

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