Participação do Brasil na Olimpíada de Londres foi apresentada na Comissão de Turismo e Desporto




imgHandler.ashx?FotoID=11936&Size=NA Comissão de Turismo e Desporto (CTD) promoveu na tarde de quarta-feira, dia 4, audiência pública com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. O evento teve como enfoque os preparativos e a expectativa de resultados da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, que serão realizados de 27 de julho a 12 de agosto. Os Jogos Paralímpicos acontecerão entre 29 de agosto e 9 de setembro.O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é vice-presidente da CTD, comentou sobre a importância de preparar o país para os Jogos Olímpicos de 2016 e estruturar as escolas para formar os futuros atletas.

Os detalhes que antecedem a participação do Brasil na maior competição multiesportiva do mundo foram destacadas pelo presidente do COB, pelo chefe da missão brasileira em Londres 2012, Bernardo Rajzman (medalhista de prata do vôlei em Los Angeles 1984) e o superintendente executivo de esportes, Marcus Vinicius Freire.

Nuzman salientou que o trabalho de preparação para Londres foi efetivado com vistas aos Jogos Rio 2016. A delegação brasileira será representada por 259 atletas, em 32 modalidades. Já na Paraolimpíada, serão 182 atletas brasileiros. O presidente aproveitou para convidar os deputados para realizarem uma reunião da Comissão no Rio de Janeiro, quando terão a oportunidade de conhecer mais detalhes de todo o trabalho é concretizado pelo COB.

Projetos

Hamm destacou sobre atuação do COB no planejamento e execução da operação de envio da delegação brasileira para os Jogos Olímpicos Londres 2012 que terá importante participação em diversas modalidades, entre elas, o basquete masculino, pugilistas, judô, ciclismo, tênis de mesa, ginástica artística masculina, tiro esportivo feminino e esgrima. 

O parlamentar ainda enfatizou sobre a importância dos jogos de 2016 deixarem um legado no país. Nesse sentido, tem trabalhado com alguns projetos na Câmara. Um deles, de sua autoria, é o PL 3920/2012 que permite à pessoa jurídica optante pelo regime de tributação com base no lucro presumido usufruir do incentivo fiscal para fomentar as atividades de caráter desportivo instituído pela Lei de Incentivo ao Esporte. A ideia é que as empresas contribuam para o desenvolvimento do desporto nacional. Outro PL, de autoria de Hamm e de 17 integrantes da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, é o Projeto de Lei 4129/2012, que propõe instituir a Semana Olímpica nas Escolas Públicas do Brasil. Também apresentou o PL 3921 de 2012, que trata dos incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo, visando promover e desenvolver o desporto educacional.

Comentários