Morador de Noronha desafia a Meia Maratona das Cataratas




“Viver é bom demais, basta saber viver. Hoje minha
vida é correr, correr, correr. Ainda é cedo pra parar”

No meio de cerca de 2.300 corredores que desafiaram a Meia Maratona das Cataratas, realizada no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no último domingo (8), um atleta atraia os olhares do público. Com semblante aberto e sorridente, o morador de Fernando de Noronha Renê Jerônimo de Araújo (72) cumprimentava diversos participantes da prova e chamava a atenção, principalmente, dos mais jovens.

Na largada, diferentemente de muitos, o ilhéu partiu num ritmo calculado. O relógio marcava oito horas, e a temperatura era de três graus na Terra das Cataratas. Renê parecia sumir no meio da multidão, mas seu traje de corrida ajudava a visualizá-lo: toca na cabeça, luvas, três camisetas, meião e um calção por cima da calça. Nem mesmo o desconforto do peso das roupas tirava a alegria e a expectativa do corredor.

Numa média de 5km/h, ele chegou na 697º posição, com o tempo de 1h54min07s. Para o estreante na Meia Maratona das Cataratas, participar da corrida foi uma grande realização. “É um sonho. Tenho andando muito por este Brasil, jamais vi algo tão bem organizado. A Meia Maratona das Cataratas está de parabéns. Estava tudo muito bem organizado. Espero que este evento sirva de exemplo para outras corridas”, ressaltou.

Satisfação – “Esta corrida é fantástica, parece um sonho”, disse Renê após concluir a prova. Para o nordestino, natural de Natal (RN) e morador da ilha de Fernando de Noronha desde 1978, “o que eu vivi aqui ficou na minha lembrança, é uma história muita linda. Esta corrida faz as pessoas pensarem mais em si, na natureza, no corpo, na saúde. A vida é feita de momentos, sem dúvida estes foram inesquecíveis pra mim. Estou maravilhado”.

Atleta “Um dia comecei a correr e não tive mais vontade parar.” A partir desta fase, Renê começou a convidar os moradores de Fernando de Noronha. Aos poucos o número de adeptos da atividade começou a crescer. Renê virou sinônimo de corrida entre os ilhéus. Criaram o grupo de corridas Coração Valente de Fernando de Noronha para participar de competições na ilha e fora também.

Em 2011, os moradores e as entidades do arquipélago organizaram a primeira corrida de rua de Fernando de Noronha. A prova foi realizada na BR-363, uma das menores rodovias do país com percurso de 12 quilômetros. Como forma de retribuir o empenho e a dedicação, a corrida ganhou o nome de Renê Jerônimo – um morador considerado exemplo de cidadania e companheirismo na ilha.

Vida – Com os olhos marejados e velocidade de pensamento, Renê brinca com os anos e traz à tona fatos e memórias dos últimos 60 anos. Numa mistura de lembranças pessoais, histórias da ilha, episódios nacionais e internacionais, o ex-pescador busca inspiração para viver e aprender. “Viver é bom demais, basta saber viver. Hoje minha vida é correr, correr, correr. Ainda é cedo pra parar.”

Incentivo ao esporte – A Cataratas do Iguaçu S.A. incentiva a prática esportiva no Parque Nacional do Iguaçu e ajuda a preservar suas belezas naturais. A Eco Noronha, filial da Cataratas do Iguaçu S.A., também está colaborando com projetos de incentivo ao esporte na ilha de Fernando de Noronha. As iniciativas buscam sensibilizar e motivar as pessoas a ter uma vida mais saudável.

Comentários