FIT Cataratas abriu as portas para o turismo aliado a tecnologia


Aplicativo oficial ganhará atualização para iPad e plataforma Android

A Vertigo Tecnologia, empresa carioca de tecnologia da informação foi a responsável pelo desenvolvimento do aplicativo para iPhone e iPad exclusivamente para o evento. Segundo Rubens Neto, gerente de TI da Vertigo Tecnologia, o grande desafio foi conseguir reunir todas as informações de todos os eventos que compunham o Festival. Reunir de forma organizada e informar aos visitantes de forma fácil e rápida sobre os locais onde ocorriam as palestras, feiras, reuniões e shows, além de disponibilizar a lista de presenças ilustres.

“Não há dúvida que o Brasil tenha que investir no turismo. A infra-estrutura das cidades está mudando muito de olho nesse mercado, infelizmente, longe ainda da eficiência que precisamos. O mercado de eventos brasileiro está em expansão e temos feito mais e mais eventos porque com o crescimento econômico e o desenvolvimento quase que diário de produtos e negócios, expor-se adequadamente e trocar ideias com pessoas ligadas ao seu nicho de negócio, torna-se fundamental para crescer e aparecer.” comentou Rubens. 

O FIT Cataratas foi um dos primeiros eventos deste nicho de atuação a ter um aplicativo. Esta iniciativa inédita significa que mais e mais participantes a cada ano no FIT terão um meio que permite acesso rápido as informações de expositores. O aplicativo torna-se fundamental mais ainda do que os meios impressos, pouco ecológicos, já que permite mudanças de programação dinamicamente que são impossíveis no papel, o que é um grande diferencial num evento deste porte. O App de eventos atende a todas essas necessidades e vai além ao permitir que a pessoa divulgue sua participação nas redes sociais. 

Nos próximos dias o app ganhara mais uma atualização com os números pós-evento e preparará os participantes para o próximo ano. O aplicativo ainda será continuado para iPad e plataforma Android.
O FIT Cataratas já é consolidado como um dos principais eventos do Mercosul e inserido no calendário oficial de eventos do Ministério do Turismo e do Paraná. O Festival cresce a cada ano graças ao número de expositores, participantes e novidades na grade de programação.

Para Paulo Angeli - fundador do FIT Cataratas - a tecnologia será um grande diferencial nas próximas edições do FIT Cataratas. "O nosso Festival sempre foi de vanguarda, ditamos tendências.  Para continuar assim estamos preparando grandes novidades para 2012", comentou.

Em 2012, o diferencial foi o Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo (EIBTUR), que discutiu as tendências e comportamentos da maioria dos consumidores de turismo do mundo, que usam a internet e principalmente blogs para referência para informações de seus próximos destinos.

Marcelo Valente, organizador do EIBTUR destaca a importância do debate. "Os blogueiros usam da tecnologia para dar dicas e compartilhar experiências na web, eles não vão substituir o papel dos agentes de viagens, mas são importantíssimos para os viajantes e clientes finais decidirem qual será o próximo destino", disse.

____

Comentários