EMBRATUR DISPONIBILIZA R$ 1,9 MILHÃO PARA EVENTOS INTERNACIONAIS


Em 2ª edital do Programa de Apoio a Captação e Promoção de Eventos neste ano, Embratur coloca valor à disposição de entes públicos e associações verba para divulgação e apoio a captação de eventos internacionais

Para consolidar a vocação nacional para a realização de eventos internacionais, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aporta, nesta sexta-feira (27), por meio de chamamento público, R$ 1,9 milhão para o Programa de Apoio a Captação e Promoção de Eventos. A iniciativa, publicada no Diário Oficial da União, busca apoiar órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na captação de congressos e eventos esportivos internacionais para o país.

Segundo Flávio Dino, presidente da Embratur, o principal ponto positivo do turismo de eventos é que ele geralmente é realizado fora dos períodos de alta temporada de férias. “Por isso, o programa vai ajudar a enfrentar a questão da sazonalidade, garantindo ocupação mais continuada a hotéis e todos os agentes do turismo na cidade”, afirmou Dino. “Queremos consolidar o Brasil como um dos maiores receptores de eventos do mundo. Segundo dados da Demanda Turística Internacional, o segmento de negócios, eventos e convenções corresponde atualmente a 23% do motivo da vinda de estrangeiros para o país”.

Ainda de acordo com o presidente, o programa irá contribuir para aumentar a acessibilidade e incrementar a malha aérea, deixando o país mais preparado para receber os turistas que virão para os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. “Com os megaeventos, teremos maior divulgação de destinos menos conhecidos pelo público internacional, o que deve também contribuir para a ampliação do número de cidades que realizam eventos”, disse Dino.

Dino lembrou também que o edital para apoio à captação de eventos é importante para que o Brasil alcance sua meta de subir de 7º para 5º pais que mais recebe encontros e convenções internacionais pelo ranking ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções). De 2010 para 2011, o país saltou de 257 para 304 eventos, realizados em 57 cidades brasileiras.

As propostas para o Programa de Apoio a Captação e Promoção de Eventos podem ser enviadas até 45 dias após a publicação no Diário Oficial da União, e, passado esse prazo, as mesmas entrarão em fase de análise para conferência do cumprimento dos requisitos estipulados em edital.


Comentários