CTI Nordeste e Sudene unem forças para melhorar a malha aérea da região



Metas foram estabelecidas e, em breve, serão apresentadas às companhias aéreas

A Fundação CTI Nordeste se reuniu com os secretários de turismo dos Estados da região e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para discutir as metas para aprimorar a malha aérea nordestina. O encontro foi realizado na última semana, na sede da Sudene.

O próprio superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim, está encabeçando os trabalhos e afirmou estar em contato permanente para obter apoios e parcerias - inclusive dos bancos estatais ligados à área social. Ainda de acordo com o líder, o papel da Sudene será o de fazer estudos e formular propostas, mas a parte comercial será definida pelos Estados, assim como a concessão de redução de impostos, como o ICMS.  

Durante a reunião, o gerente de aviação regional da Bahia, Ricardo Gouveia, apresentou as experiências realizadas no território baiano, que já pratica descontos no ICMS para empresas que abrem voos para cidades importantes do interior do estado. A explanação abriu debate para as possibilidades de melhorias em todos os Estados. “O próximo passo é apresentar as propostas de benefícios para as companhias aéreas que operam no Nordeste”, afirmou o secretário executivo da CTI Nordeste, Roberto Pereira. A última etapa ficou sob a responsabilidade do assessor especial da superintendência da Sudene, Adônis Oliveira, que, ao socializar as informações, voltará a reunir os estados e municípios para concluir as operações e aprovar uma proposta única que será levada às companhias aéreas.

Com o aumento e melhoria da quantidade de voos oferecidos na região é possível aumentar o fluxo de turistas para o Nordeste. Está prevista, para o dia 10 de agosto, uma nova reunião com a participação de representantes das empresas de aviação.


Comentários