Chocolate Gourmet é tema do ChocoLatino




Quando o assunto é doce, a primeira coisa que vem a cabeça da maioria dos brasileiros é “chocolate”. Hoje, o mercado nacional está em franco desenvolvimento, crescendo a dois dígitos nos últimos anos.  Em 2010, cresceu 10% e, no ano passado, 11,6%. 
Atualmente, o Brasil é o 3º maior produtor de chocolates do mundo e o 4º maior mercado em consumo, só ficando atrás dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.
Dentro deste cenário, o chocolate gourmet vem ganhado cada vez mais espaço. Segundo o vice-presidente de Chocolates da ABICAB/SICAB, Ubiracy Fonseca, não há números específicos apurados para este segmento, mas é possível afirmar que tem crescido exponencialmente, alcançando quase 20% a cada ano.
Especialista no assunto, Fonseca vai ministrar a palestra “O potencial de mercado para o chocolate Gourmet”, no primeiro dia do Congresso Latino Americano do Chocolate – ChocoLatino, que acontece paralelamente com a II edição da Feira Brasileira do Mercado do Chocolate – Febrachoco, em Gramado.
Na ocasião, ele falará sobre a importância do chocolate não só como produto industrial, mas o “chocolate arte”, com características gourmet – anteriormente chamado de artesanal. “Ele é feito de uma forma mais manual e atrai porque possui ingredientes e recheios diferenciados, mistura de cores e é visual”, destaca, e completa: “É um chocolate artístico, coisa que industrialmente não se consegue fazer”.
De acordo com Fonseca, o objetivo da palestra é mostrar ao público a importância de se desenvolver cada vez mais esse tipo de produto em todo Brasil, como é feito em Gramado. “A cidade gaúcha é uma referência no País em chocolate gourmet e tem uma concentração muito grande de fabricantes de chocolate desse tipo. Por isso, desponta nacionalmente como a cidade mais importante para o chocolate gourmet”. 
Para o executivo, eventos como a Febrachoco e o ChocoLatino são de extrema importância para o desenvolvimento do mercado de chocolate gourmet. “Eles são focados exclusivamente nesse segmento. Além dos expositores com suas novidades, acontecerão cursos, palestras e eventos que abordarão temas relevantes para o setor”. 
O Congresso Latino Americano do Chocolate – ChocoLatino, acontece juntamente com a II edição da Feira Brasileira do Mercado do Chocolate – Febrachoco, de 29 a 31 de agosto, na ExpoGramado, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
 A feira possui patrocínio da Harald Chocolates e conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Associação das Indústrias de Chocolate Caseiro de Gramado - ACHOCO.
Mais informações
Sobre a feira: Gramado é o principal pólo de chocolates artesanais do país e a Febrachoco a maior feira profissional do setor, que tem a missão de consolidar o segmento. Neste ano, ela acontece de 29 a 31 de agosto, das 13h às 20h, na ExpoGramado. Para mais informações sobre a Febrachoco e o ChocoLatino, acesse o site oficial da feira: www.febrachoco.com.br
Gramado, a cidade sede do evento, é sinônimo de chocolate artesanal, sendo este o seu produto símbolo. 
Sobre a palestra: A palestra “O potencial de mercado para o chocolate Gourmet” acontece no dia 29 de agosto, às 10h.

Comentários