CET-BA APRESENTA ANÁLISE SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA NA BAHIA



Em evento nessa quinta, 12, na sede da ACB, a Câmara Empresarial de Turismo da Bahia mostrará dados que
comprovam déficit de 14 mil policiais no Estado

A Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (CET-BA), vinculada à Fecomercio-BA, participa de mesa-redonda sobre Segurança Pública, nessa quinta, 12, a partir das 17h, atendendo ao convite da Associação Comercial da Bahia (ACB). O evento realizado na sede da ACB, no Comércio, integra a programação de seminários Negócios e Desafios para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador, promovida pela associação.

“Temos um banco de dados fornecido pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública da Bahia com os números de 2012 dos contingentes policiais, militar e civil, dos principais estados brasileiros”, diz o empresário Cícero Sena, coordenador da CET-BA. A pesquisa mostra que, entre oficiais, praças e delegados, a Bahia dispõe de um efetivo com 41.293 policiais. “De acordo com o que é recomendado pela Organização das Nações Unidas, o ideal é 1 policial para cada 250 pessoas. Considerando o último censo do IBGE, a Bahia tem 14.016.906 de habitantes para 41.293 policiais, logo temos um incrível saldo negativo de 14.775 policiais”, constata.

Segundo o coordenador da CET-BA, a cobertura policial na Bahia é ainda mais discrepante quando é feito o comparativo com outros estados. “No Rio Grande do Sul, por exemplo, que tem cerca de 4 milhões de habitantes a menos que a Bahia, o efetivo policial é praticamente o mesmo, são 40.468 policiais”, afirma. Na sede da ACB, a análise dos números da segurança pública feita pela CET-BA será debatida entre empresários e representantes do poder público, atendendo ao objetivo da câmara de fornecer dados que auxiliem na criação de políticas públicas em prol do desenvolvimento do turismo.


Comentários