Captação de voos é uma das estratégias da Bahiatursa de atração de turistas para megaeventos esportivos




A realização da Copa das Confederações em 2013, da Copa do Mundo em 2014 e o sorteio das chaves do mundial, todos com realização confirmada para a Bahia, estarão incluídos na estratégia da Bahiatursa de captar mais voos para o Estado, já a partir deste ano. Nesta quinta-feira (12), a companhia aérea portuguesa SATA lançou, no Centro de Convenções, em Salvador, o voo semanal Lisboa-Salvador, que entrará em operações no próximo dia 27 setembro, em evento que contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, dos diretores da empresa, Pedro Bollinger e Rui Quadros, e de representantes das principais entidades do trade turístico baiano.
De acordo com o secretário Domingos Leonelli, o voo deve desembarcar mil passageiros por mês na Bahia e outros mil em Portugal, pois a aeronave Airbus A310 tem capacidade para 222 passageiros. “Temos em Portugal um mercado importante, e este voo, juntamente com os de outras companhias, partindo de outros destinos europeus, será fundamental no curto prazo e também para os próximos dois anos, quando sediaremos importantes eventos esportivos na Bahia e no Brasil”, afirmou.
A diretora de Mercado Internacional da Bahiatursa, Rosana França, afirmou que os próximos passos são os de fazer a promoção do novo voo e dos outros que já haviam sido conquistados e realizar campanhas voltadas para público final, nos mercados emissores. Conforme a diretora, a Bahiatursa está participando dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para divulgação das cidades-sede do Mundial da Fifa de 2014.
Para Rui Quadros, dirigente da SATA, o trabalho realizado pelo governo baiano para agilizar todas as licenças junto à Anac foram fundamentais para a liberação do voo.
Já Pedro Bollinger, também executivo da companhia aérea, destacou a tradição da empresa. “Temos mais de 60 anos de história e focamos nos destinos do (Oceano) Atlântico. Já voávamos em regime de fretamento para Salvador e surgiu uma oportunidade que considerávamos estratégica, já que tínhamos aeronave disponível. A Bahia é uma janela de oportunidades para a nossa empresa e vamos agarrá-la”, disse.
Trade baiano comemora nova frequência para Portugal
Presentes no evento de lançamento do voo da SATA, os empresários do trade turístico da Bahia elogiaram a iniciativa.

O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, ressaltou a importância do mercado português e destacou a posição da Bahia no ranking nacional de turismo. “É com a chancela do principal destino turístico do Nordeste, recebendo mais estrangeiros do que todos os outros estados juntos, que mostraremos as nossas potencialidades e aproveitaremos mais essa ligação com a Europa”, afirmou.
Já Pedro Costa, presidente do Convention Bureau Salvador e Litoral Norte, lembrou que Salvador é o terceiro principal destino de negócios do país e ressaltou que tentará captar eventos de empresas europeias para a capital baiana. Da mesma forma, o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), Pedro Galvão, elogiou a iniciativa e colocou a entidade que preside à disposição da companhia aérea.
Executivos do segmento hoteleiro de Salvador também estiveram presentes no lançamento do voo da SATA. O presidente da ABIH-Seção Bahia, José Manuel Garrido, disse que o voo será importante para o setor, o que foi ratificado pela executiva de contas da Rede Catussaba, Olivia Bertolini.
Em 2011, de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mais de 25 mil portugueses visitaram o território baiano, o que representa 4,5% dos 558 mil estrangeiros que visitam o Estado.
As passagens do novo voo da SATA começarão a ser vendidas a partir de agosto, através do site http://www.sata.pt/pt-pt. O valor das tarifas não foi divulgado.

Comentários