Câmara Empresarial de Turismo de Pernambuco assume papel de matchmaker da região



A CET-PE prepara plano de ação que aproximará o trade turístico local do Sistema S e viabilizará soluções para superar os desafios do setor
Expressão consagrada no vocabulário norte-americano, matchmaker, que pode ser compreendida como atividade do casamenteiro, começa a ser empregada no turismo em Pernambuco através da Câmara Empresarial de Turismo do Estado de Pernambuco (CET-PE). Criada em 2011, com intuito de ampliar a representatividade empresarial do setor de turismo e hospitalidade no âmbito da Fecomércio, a CET-PE pretende promover e fortalecer a relação do trade turístico local com o Sistema S através de um planejamento de ações arrojado.
Composta por membros de diversos órgãos e instituições, a exemplo do Recife Convention & Visitors Bureau, da ABIH – PE, da Abrasel – PE e da ABAV – PE, a CET-PE, por meio de reuniões mensais que visam discutir soluções para superar os desafios do setor, criou um plano de ação que começa a ser colocado em prática com parceria entre a ASTUR e o SENAC num projeto de Interiorização do PSG (Plano SENAC Gratuidade). “A CET-PE foi criada com o ideal de estimular a união entre as entidades do trade turístico local com o Sistema S na criação de projetos que desenvolvam o setor”, diz José Otávio de Meira Lins, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio – PE, revelando o motivo que faz da CET-PE a matchmaker do turismo pernambucano. “O projeto de Interiorização do PSG é apenas uma das ações que estão sendo realizadas. Conseguimos um feito inédito de reunir os 28 secretários de turismo de municípios da região para formatar em cada cidade um calendário de cursos profissionalizantes. Até 2014, queremos os profissionais que atuam no setor qualificados para atender as demandas da Copa do Mundo”, complementa Meira Lins.

Com objetivo de realizar estudos de temas que afetem direta ou indiretamente o segmento do turismo, reunindo informações que possam ser transformadas em ações que visem aperfeiçoar o serviço prestado, o plano de mobilização que está sendo estruturado pela CET-PE já tem engatilhadas ações também com o SEBRAE. “Estamos promovendo pesquisas que revelarão que lacunas dificultam uma melhor prestação de serviço dos pequenos e médios empresários que possam ser supridas através da tecnologia da informação”, assegura José Otávio.

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