BRASIL DE BRAÇOS ABERTOS PARA OS TURISTAS ESTRANGEIROS
Governo aproveita realização dos Jogos Olímpicos e
Paralímpicos para promover o país como sede de grandes eventos, pronto para
receber visitantes de todo o mundo
O governo brasileiro segue a ofensiva de ações para
promover o Brasil para o mundo, por ocasião dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos,
em Londres, no Reino Unido. A presidenta da República, Dilma Rousseff,
inaugurou hoje (26) a nova sede da embaixada do Brasil em Londres e abriu a
exposição Brazil at Heart (Brasil no coração, em português), que poderá ser
visitada pelo público de 28 de julho a 2 de setembro. A mostra destaca a
capacidade do país em sediar megaeventos, com produtos e serviços inovadores,
além do crescente potencial turístico.
Dilma Rousseff conheceu a exposição “Brazil at Heart”,
que poderá ser visitada de terça a domingo, das 12h às 18h, com programação
variada, incluindo exibição de filmes brasileiros. De 31 de julho a 15 de
agosto, os londrinos e turistas dos Jogos Olímpicos poderão assistir a
apresentações culturais das diversas regiões brasileiras, destacando a música,
a gastronomia e os destinos turísticos brasileiros.
A presidenta foi acompanhada, na abertura da
exposição, por várias autoridades do governo federal, como o ministro do
Turismo, Gastão Vieira e o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de
Turismo), Flávio Dino,. Segundo Dino, o Brasil terá um alto nível de
protagonismo em Londres, por ser a próxima sede dos Jogos Olímpicos. “Teremos
uma oportunidade única que pode produzir resultados concretos, contribuindo
para nossa meta, que é dobrar o número de turistas estrangeiros e triplicar a
entrada de divisas até 2017, ano seguinte às Olimpíadas do Rio de Janeiro”.
A iniciativa, que promoverá a imagem do Brasil durante
os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, é uma ação dos ministérios do
Esporte, das Relações Exteriores e do Turismo, do Instituto Brasileiro de
Turismo (Embratur) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil).
“O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”
Ontem (25), Londres também foi palco do lançamento da
nova campanha internacional do Ministério do Turismo, por meio da Embratur,
para promover o Brasil como destino turístico no mundo. Com o título “The World
Meets in Brazil. Come Celebrate Life” (O mundo se encontra no Brasil. Venha
celebrar a vida). A presidenta Dilma Rousseff, esteve presente na cerimônia de
lançamento e enfatizou o momento estratégico para a divulgação internacional do
Brasil.
A campanha foca nos grandes eventos esportivos que o
Brasil sediará nos próximos quatro anos: a Copa do Mundo da FIFA 2014 e os
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O filme da nova campanha, revelado às
autoridades e convidados presentes, apresentou o Brasil como um país que possui
uma cultura única e que oferece experiências diversas para todos os visitantes.
“A campanha enfatiza a simpatia e a receptividade, como algumas características
marcantes do povo brasileiro”, explicou Flávio Dino.
Em discurso às autoridades presentes, o presidente da
Embratur destacou o mote da nova campanha “Somos a soma de todos os ritmos que
vão contagiando e, quando você percebe, já está dançando junto. Somos o calor humano
de um abraço. Somos o sabor e as cores das nossas comidas. Somos a arte dos
museus e o talento dos artistas populares. O Brasil não é fácil de descrever,
mas todos podem senti-lo. E sentir é o que realmente importa. Por tudo isso, o
mundo se encontra no Brasil”.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, comemorou em seu
discurso o excelente momento vivido pelo Brasil. “Somos protagonistas de um
cenário que transmite credibilidade a empresários, investidores e, acima de
tudo, turistas. Nossa visão futura é ambiciosa. Em 2022 queremos ocupar um
lugar entre as três maiores potências turísticas do mundo.”
A nova campanha da Embratur irá investir R$ 50 milhões
até o fim de 2014 para atingir suas metas. “Por meio de mídia impressa,
digital, on-line, televisiva e mídia exterior, a Embratur e o Ministério do
Turismo pretendem incentivar os visitantes a explorar e descobrir o Brasil,
além de maximizar o interesse cada vez maior no país à medida que se prepara
para ganhar a notoriedade associada com o fato de ser a sede de dois
megaeventos esportivos nos próximos quatro anos”, finalizou Flávio Dino.
Comentários