Bahia executou 100% do Prodetur Nordeste II





A Bahia foi o Estado que mais rapidamente executou as ações do Prodetur Nordeste II, programa voltado para o desenvolvimento da infraestrutura turística na região, com o aproveitamento de 100%. Os resultados foram apresentados nesta quinta-feira (5), durante a reunião de encerramento das operações do programa, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, no Ceará, pelos secretários de Turismo dos estados do Nordeste.

O programa, iniciado em 2005, teve 91% das suas ações executadas entre os anos de 2007 e 2011. Nos dois primeiros anos, as ações implementadas corresponderam a apenas 8,9%.

No total, foram investidos US$ 86,5 milhões de dólares no Estado. Dentre os projetos mais importantes, estão a urbanização de Morro de São Paulo e Imbassaí; recuperação do Centro Histórico e Fonte da Bica, em Itaparica; conclusão da estrada Itacaré-Camamu; sinalização turística no Litoral Sul; e ações na área de qualificação profissional e empresarial.

Em Salvador, os recursos foram aplicados na urbanização da Orla Marítima e na recuperação de prédios e monumentos históricos, como o Palácio Rio Branco, igrejas do Boqueirão, Pilar e Rosário dos Pretos, além da Casa das Sete Mortes, todos no Centro Antigo da capital baiana.

Durante a explanação, Leonelli lembrou que é preciso que os estados fiquem atentos às variações cambiais e à realização de projetos de inclusão aliados aos projetos estruturais. "Vamos fazer isso no Prodetur Nacional, que fará investimentos de US$ 85 milhões na Baía de Todos-os-Santos", disse.

Comentários