Ano
do Brasil em Portugal terá apoio da Embratur
Presidentes da
Embratur e da Funarte acertam parceria para promover cultura e destinos
turísticos brasileiros em Portugal, durante um ano de comemorações
O presidente da Embratur, Flávio
Dino, e o presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Antônio
Grassi, acertaram uma parceria estratégica para promover o Brasil por meio da
cultura durante o Ano do Brasil em Portugal, iniciativa lançada no dia
17 de julho, no Rio de Janeiro. Ambos estiveram reunidos em Brasília,
quando Grassi apresentou as ações que têm o objetivo de promover a criatividade
e a diversidade do pensamento, das manifestações artísticas e culturais dos
dois países, além de intensificar o intercâmbio científico e tecnológico e
estreitar as relações econômicas bilaterais.
“É uma oportunidade única de
mostrarmos nossa cultura por meio da literatura, música, gastronomia e artes”,
disse Grassi. Dino acertou o apoio da Embratur à iniciativa, que vai contar com
diversas ações para um grande público de turistas em potencial. “Portugal é um
dos maiores emissores de turistas para o Brasil, somente no ano passado mais de
180 mil turistas visitaram nosso país. Essas estatísticas tornam a promoção do
Brasil em Portugal necessária e estratégica para o turismo brasileiro”, afirma.
Grassi detalhou que, ao longo dos 12
meses de evento, haverá atrações culturais de diversos estados
brasileiros. A programação animou Flávio Dino, que acredita que a
divulgação dos atrativos culturais de diferentes destinos turísticos vai
contribuir para diversificar os portões de entrada de turistas brasileiros.
“Podemos mobilizar as secretarias de turismo dos estados que tem seus atrativos
promovidos no mercado português para apoiar a realização desse projeto”,
completou Dino.
A programação do Ano do Brasil em
Portugal engloba shows, mostras de arte, exposições, presença de chefs de
cozinha do Brasil e exibição de filmes brasileiros em diversas cidades de
Portugal.
Mercado Português
Em 2011, Portugal foi classificado
como o décimo maior emissor de turistas para o Brasil, tendo enviado 183 mil
visitantes portugueses. “Apesar de ter havido uma pequena queda na entrada de
turistas de 2010 para 2011, Portugal ainda é um mercado de altíssima prioridade
para o Brasil”, disse Dino. Ainda de acordo com o presidente da Embratur, a
crise na Europa pode ter influenciado a queda no número de viagens
internacionais dos portugueses, porém esse quadro pode ser revertido em
pouco tempo. “Portugal continuará sendo foco de investimentos para promoção
internacional dos destinos turísticos do Brasil”, acrescentou o
presidente.
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