VEM AÍ O II FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MONTE DAS GAMELEIRAS




A tríade gastronomia, clima serrano e lazer está de volta. Pelo menos em um dos recantos mais aprazíveis do agreste serrano norte-rio-grandense, a cidade de Monte das Gameleiras, que promove o seu II Festival Gastronômico e Cultural, de 6 a 8 de julho, com uma abertura oficial no dia 5.  Localizada na Borborema potiguar, Gameleiras fica a 125 km da capital Natal, numa altitude de 576 metros com temperaturas amenas e muitos atrativos naturais e turísticos, entre eles a pousada Pedra Grande e a Villas da Serra, localizada na vizinha Serra de São Bento. O festival é uma realização da Prefeitura de Monte das Gameleiras e da Lógica Eventos Culturais, tendo a frente o empresário Walde Faraj, Carlos Lira Jr e a chef Sanylle Faraj, como coordenadora gastronômica.

A pequenina cidade  possui 2,3 mil habitantes e é construída no topo do serra — portanto de qualquer esquina ela se descortina diante da bela região serrana. Paisagem é o que não falta de qualquer janela. No ano passado, a população praticamente duplicou durante o festival, com um público formato entre nativos, turistas de Natal e de estados vizinhos como Paraíba e Pernambuco, e cidades vizinhas (como Passa e Fica e São Bento). Para garantir a estada de quem pretende passar o final de semana bem instalado na serra, a prefeitura possui um cadastro de casas para alugar. “Quase todos os moradores disponibilizam suas casas para alugar. A maioria é bastante espaçosa, com capacidade para receber famílias com conforto”, conta Walde Faraj.

O Festival Gastronômico vai contar com a tradicional Tenda Gastronômica, onde vários chefs convidados realizarão oficinas e degustações para o público. Em torno, alguns restaurantes de Natal e da região montam suas estruturas em estandes. Estarão lá o restaurante da Pousada Pedra Grande, restaurante Curva do Vento, a Galinha da Totóia, Dona Adalva do Paçoca de Pilão, Pizzaria Calígula, casa de pasteis Minha Massa, tenda de doces típicos e Ombak.

Também haverá apresentações artísticas locais e de Natal, entre eles Mané Beradeiro (contador de causos, poeta e apresentador), Orquestra Sanfônica de Mossoró, o cantor Rodolfo Amaral, o artista circense João Perna-de-pau e o grupo Thiago & Santafé.

Os festivais do circuito procuram fazer a diferença nas cidades que passam devido a realização de consultorias na área de alimentação - iniciativa que, por tabela, também beneficia o segmento turístico.

Para receber melhor os visitantes, as praças e os canteiros foram remodelados, a iluminação pública foi incrementada e até a igreja matriz de São Sebastião recebeu mão nova de tinta, segundo informa a assessoria da prefeitura. E para que a viagem dos turistas tenha mais segurança, o Governo do Estado está recuperando a rodovia que vai de Passa e Fica a Monte das Gameleiras, passando por Serra de São Bento, e a que liga Jucurutu à Serra de João do Vale. É pegar a estrada e degustar!

Comentários