Turismo no Café com a Presidenta



A presidenta da República, Dilma Rousseff, gravou neste domingo (25) o programa Café com a Presidenta, que teve o turismo nacional como tema. Ela ressaltou a importância do setor para a economia e para a criação de novos postos de trabalho. Segundo Dilma, a atividade emprega hoje cerca de 2,8 milhões de trabalhadores no Brasil e, com os investimentos que o governo federal está fazendo para a formação de novos profissionais, a expectativa é que o número cresça nos próximos anos. Ao todo, 240 mil vagas devem ser oferecidas pelo Pronatec Copa, programa de qualificação dos trabalhadores do turismo para a Copa do Mundo de 2014.

Dilma citou os recentes recordes do turismo. Em 2011, o setor cresceu 6%, o dobro da média mundial, que ficou em torno de 3%. Foram 79 milhões de desembarques domésticos. Cerca de 5,4 milhões de estrangeiros desembarcaram no país, vindos principalmente da Argentina, dos Estados Unidos e do Uruguai. “Com a realização de grandes eventos no país como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o turismo deve ganhar ainda mais força, contribuir para gerar mais riqueza e criar novos empregos”, afirmou a presidenta.

Ela falou também sobre os diferentes segmentos que têm ganhado importância entre os turistas. “Além de um dos principais destinos turísticos de sol e praia do mundo, o Brasil também oferece turismo de aventura, de eventos, turismo religioso e de negócios. Temos ainda a riqueza que é o nosso povo: um povo alegre e receptivo, que encanta o turista”, disse a presidenta.

Ouça o programa Café com a Presidenta na íntegra aqui.

Comentários