São João de Caruaru espera 250 mil pessoas no final de semana


O final de semana mais esperado do período junino está chegando. Em Caruaru, no Agreste pernambucano, a véspera e o dia de São João são as datas mais procuradas pelos forrozeiros, deixando os hotéis lotados e os eventos ainda mais animados. Entre o sábado e o domingo (23 e 24/06), a expectativa é que mais de 250 mil pessoas aproveitem a festa ao som de Zé Ramalho, Santanna, Geraldinhos Lins, Silvério Pessoa e muitos outros convidados. Desde o dia 2, os festejos incendeiam uma multidão nos polos multiculturais. Até o dia 30, ainda se apresentarão Forró do Muído, Gatinha Manhosa, Margarete Menezes, Garota Safada, Magníficose Michel Teló.

Neste ano, a festa homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e também o cantor e compositor Azulão, um ícone da Nação Forrozeira. Já passaram pela cidade Dominguinhos, Elba Ramalho, Chiclete com Banana, Aviões do Forró, Calypso, Mastruz com Leite, Petrúcio Amorim, entre outros.

Durante o período junino, em Caruaru é possível presenciar apresentações de quadrilhas, tradicionais e estilizadas (drilhas), cantadores, shows, exposições, fogueiras, parque de diversões, bandeirinhas e as imperdíveis comidas típicas, que de tão populares e grandiosas originaram as festas das comidas gigantes. “Caruaru é uma cidade voltada para a tradição junina, a festa é única e foi sendo criada ao longo dos anos, a própria história mostra isso. O São João cresceu, e tornou-se esse evento que hoje é internacionalmente conhecido e que leva o nome da nossa cidade para o mundo", afirmou, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, José Pereira.

Em 2011, a festa movimentou R$ 181 milhões na economia local, atraindo 1,2 milhão de visitantes, com grau de satisfação superior a 90%. Os dados foram apontados em pesquisa realizada pela Prefeitura que ouviu mais de mil pessoas. Segundo o prefeito de Caruaru, José Queiroz, a expectativa deste ano é gerar aproximadamente 10 mil empregos temporários. “Esta é uma renda extra muito importante para os trabalhadores que aproveitam a data para melhorar o orçamento familiar”, ressalta Queiroz.

Homenagens - A grande homenagem do São João de Caruaru em 2012 é o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, saudando o centenário de seu nascimento. O mestre Lua, como ficou conhecido, nasceu em 13 de dezembro de 1912, no dia de Santa Luzia, e se tornou um dos maiores nomes da música pernambucana, cantando o nordeste para todo o país com letras que retratavam realidades doces, belas, alegres e sofridas. Luiz Gonzaga faleceu em 1989, aos 75 anos. Quem também receberá homenagem é o artista caruaruense Azulão, que irá se apresentar no Pátio de Eventos na noite do dia 23. Ele está completando 70 anos de idade e 50 de carreira.

Polos - Descentralizado e multicultural, o São João de Caruaru tem como carro-chefe o forró, mas, em 2012, irá receber todas as manifestações artísticas em sete grandes polos de animação, dois a mais que no ano passado. Se destacam o Polo Cultural da Estação Ferroviária/Arraial Gonzagão, Polo do Milho, Polo de Repentes, Polo Alternativo, Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, Polo Forró de Candeeiro e Polo Alto do Moura. Cada um com uma característica diferente, deixando a festança junina mais democrática e participativa. Os artistas e grupos vão se apresentar tanto no palco principal (Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga) quanto nos cortejos de rua. Já nas grandes palhoças montadas por toda a cidade, os autênticos trios de sanfona, zabumba e triângulo farão a festa de quem preferir um forró mais tradicional.

A grande novidade deste ano é o Polo Alternativo, no qual vão se apresentar artistas da nova cena musical caruaruense e pernambucana. Mas as inovações não acabam por aí, no Polo da Estação Ferroviária será preparado um espaço para vender exclusivamente as comidas típicas como pamonha, pé-de-moleque e o milho assado. Já o Polo do Milho, também voltado para a culinária, vai além das comidas juninas. Nele só se encontra comida feita de Milho. Confira abaixo o perfil de todos os polos:

Comentários