Resultados do Índice de Competitividade 2011 chegam aos municípios


Resultados do Índice de Competitividade 2011 chegam aos municípios

Capitais e municípios recebem levantamento sobre desempenho da gestão turística no último ano

 Os municípios que integram os 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional receberam nesta semana, via email, em formato digital, o resultado do Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2011. O indicador, criado em 2008 pelo Ministério do Turismo e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), avalia anualmente o estágio de desenvolvimento das 27 capitais brasileiras e 38 municípios turísticos em 13 dimensões.
O Relatório Brasil 2011 foi feito a partir de uma pesquisa de campo e executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As dimensões avaliadas são: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais. Ele traz, ainda, um comparativo com os anos anteriores. O Ministério do Turismo enviará também o relatório analítico com informações de cada destino indutor, notas e análises de sua evolução ou involução. 
As notas do Brasil, das capitais e não capitais, como um todo, são divulgadas sem restrições. No entanto, as notas individuais são conhecidas somente pelo próprio município, que é a parte interessada em melhorar seu desempenho nos itens avaliados pelo estudo.
O lançamento oficial do Relatório Brasil 2011 aconteceu no dia 13 de junho em Foz do Iguaçu (PR), com representantes do Ministério do Turismo e do Sebrae. Eles apresentaram os resultados durante a 3º Reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo dos 65 Destinos Indutores (Anseditur), atividade paralela ao 7º Festival de Turismo Cataratas do Iguaçu.
A versão impressa dos relatórios, bem como um encarte com os resultados individuais de cada destino, será enviada a cada município, na próxima semana, por via postal.
Link para baixar o Relatório Brasil 2011:

Comentários