PARANAGUÁ NO PARANÁ SE PREPARA PARA A 2ª FESTA NACIONAL DA TAINHA






 A cidade de  Paranaguá, a 90km de Curitiba, no Paraná, se prepara para a segunda  Festa Nacional da Tainha ,que acontecerá em  Paranaguá, na Praça 29 de julho de 27/06 a 15/07.E na Ilha do Mel  de 14/07 a 29/07 . A Festa da Tainha é um componente da tradicional “Festa do Pescador”, realizada em comemoração ao dia do pescador – 29 de junho. O evento gastronômico de culinária típica pesqueira atrai um grande número de turistas que vai saborear a tainha, preparada conforme suas tradições peculiares, e conferir a vasta programação oferecida, com corrida de canoas, shows artísticos, parque de diversões, feira de artesanato e feira gastronômica, com a venda da tradicional tainha recheada, assada e frita, além de frutos do mar.Paralelo ao evento, ocorre também a 5ª Festa do Pescador, 27ª Festa da Tainha e a 4ª Feira regional da Tainha . O evento é uma realização da Fundação Municipal de Turismo “Dr.Joaquim Tramujas”(Fumtur).


Segundo o presidente da Fumtur, Luiz Fernando Gaspari de Oliveira Lima, a edição deste ano é aguardada com  ansiedade, “pois estamos na segunda Festa Nacional, disse ele. É um grande feito de nossa cidade.Continua sendo a maior festa de consumo individual do país”. Segundo Luiz,  a cidade está se preparando há bastante tempo. Serão  diversos shows nacionais já confirmados, participação dos municípios do litoral paranaense e de outros estados, artesanato, diversão infantil e é claro com a personagem principal que é a Tainha, enfatizou. Este ano, segundo ele, será promovido novamente o concurso gastronômico  da melhor receita de tainha que será acompanhado e escolhido seus vencedores pelos professores do Senac, dando ainda mais visibilidade e tentando profissionalizar cada vez mais o evento.  Finalizando, o presidente da Fumtur, disse que está tudo pronto e convida a todos para participarem do evento.



XVIII FESTA DA TAINHA


Durante dois finais de semana, a Ilha do Mel apresenta sua especialidade: a tainha preparada e servida de diversas maneiras, frita, assada e na folha de bananeira. A festa da tainha da Ilha do Mel é um evento comunitário com bingos, eleição da rainha da festa, forró caiçara e apresentação de fandango, no Trapiche de Nova Brasília - Ilha do Mel. O evento é uma realização da Associação dos Nativos da Ilha do Mel.

Comentários