MTur no combate ao tráfico de pessoas




Brasil e União Europeia lançam cartilha para orientar cidadãos contra o crime

Brasília (DF) - O coordenador-geral de Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo, Adelino Neto, participou nesta quinta-feira (31), no Ministério da Justiça, do Seminário Internacional do Brasil – União Europeia sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento abordou a prevenção e apoio às vítimas desse tipo de crime.
O foco do encontro foi estreitar o diálogo entre o Brasil e o continente europeu e discutir medidas que aumentem a capacidade do governo brasileiro de implementar políticas públicas de combate à pratica, com ênfase em investigação criminal. Foi lançada a cartilha “Orientações para o Trabalho no Exterior - Modelos, Jogadores de Futebol e Outros Profissionais Brasileiros” e também o Telecurso de Capacitação para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Adelino Neto afirma que o Ministério do Turismo está atento ao problema e tem participado de encontros com outros órgãos do governo federal para estabelecer ações integradas de combate ao tráfico de cidadãos. “É uma temática que envolve o turismo. As pessoas migram para outros países para melhorar de vida e podem ser enganadas por falsas promessas. Jovens, modelos e jogadores de futebol buscam o seu sonho e quando chegam lá são escravizadas ou prostituídas”, afirma Neto.

Representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário e integrantes de organizações não-governamentais também participaram do seminário. O evento foi organizado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ), Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Direitos Humanos, Polícia Federal e pela delegação da União Europeia no Brasil.

Comentários