México constrói a maior planta de tratamento de efluentes do mundo



Água tratada na planta Atotonilco de Tula será aproveitada na agricultura e a na indústria. Gerenciadora do programa de construção, a CH2M HILL falará sobre o projeto durante o Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorre de 3 a 7 de junho, em Salvador.
A CH2M HILL, empresa de consultoria, projeto, construção, operações e gerenciamento, que atua no Brasil desde 1996, é gerenciadora de um dos maiores programas de saneamento do mundo: a construção da planta de tratamento de esgotos (ETE) Atotonilco de Tula, no México, que terá capacidade para processar 1 bilhão de metros cúbicos de efluentes por ano, ou 60% do esgoto gerado pelos cerca de 20 milhões de habitantes da região metropolitana da Cidade do México.

Prevista para começar a operar em 2014, a planta de Atotonilco de Tula está localizada no município de mesmo nome, em uma região que sempre recebeu águas negras ou não tratadas do Vale Central do México. Além de reverter essa situação, a planta permitirá a utilização da água tratada em processos industriais e na irrigação de 80 mil hectares de áreas agrícolas.

O projeto será um dos destaques da participação da CH2M HILL no 33º Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, o mais importante encontro sobre desenvolvimento, ecoeficiência e saneamento ambiental do continente americano. O evento ocorre de 3 a 7 de junho, em Salvador (BA).

Segundo o engenheiro da CH2M HILL, Héctor René Mendoza, gerente externo de projeto da ETE Planta de Atotonilco, um dos pontos-chave da planta é a combinação de processos de tratamento biológico e físico-químico, de modo a suportar as diferenças marcantes de volume de carga entre a estação chuvosa e a estação seca. A planta será dotada também de um sistema de cogeração, para captura e aproveitamento do metano produzido na digestão, que resultará em autossuficiência energética da ordem de 60%.

A apresentação sobre a ETE de Atotonilco está programada como parte da mesa redonda sobre ‘Experiências Recentes na Implementação de Grandes Plantas de Tratamento de Esgoto na América Latina’, agendada para dia 4 de junho, às 16 horas.

Sobre a CH2M HILL
Com sede em Denver, Colorado, EUA, a CH2M HILL é líder global em consultoria, projeto, construção, operações e gerenciamento de grandes programas para clientes públicos e privados. A atuação da empresa concentra-se nos segmentos de águas, transportes, meio ambiente, energia, indústria e mineração. Com uma receita em 2011 de US$ 7,3 bilhões e 30 mil funcionários ao redor do mundo (após a aquisição da Halcrow), a CH2M HILL é líder de mercado, conforme ranking da Engineering News-Record, e líder em Sustentabilidade na Engenharia, segundo a consultoria independente Verdantix. Além disso, foi listada cinco vezes consecutivas pela revista Fortune entre as 100 Melhores Empresas para se Trabalhar. No Brasil, a empresa tem operações baseadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Mais informações: www.ch2mhill.com.br, www.twitter.com/ch2mhill e www.facebook.com/ch2mhill

Comentários