Censo da
ABLA mostra que o mercado de frotas corporativas é o que mais cresce, e a
empresa está investindo para ampliar em mais de três vezes o número de veículos
até 2017
O mercado
de frotas corporativas vem crescendo rapidamente no Brasil, impulsionado pela
atuação de empresas como a Maestro,
uma das líderes desse segmento.
Segundo o recém publicado Censo da Indústria do Aluguel de Automóveis,
referente ao ano de 2011, realizado pela ABLA
(Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), a frota do setor de
locação cresceu 7,51% em 2011, comparada a 2010, passando de 414.340 veículos
para 445.470. Desse total, o segmento corporativo já representa 55% das
locações de automóveis, em comparação a apenas 20% do segmento de turismo e
lazer e 25% do turismo de negócios. Em 2011, o total de usuários do setor foi
de 18,6 milhões comparativamente a 17,7 milhões em 2010.
“A nossa expectativa é que
o mercado de frotas corporativas mantenha o ritmo de crescimento, e a Maestro a
um patamar de dois dígitos ao ano. Para isso, está investindo R$ 80 milhões na ampliação
e renovação da sua frota em 2012”, destaca afirma Fábio Lewkowicz, presidente da Maestro.
A frota da empresa deve
chegar a 4 mil veículos este ano, com um incremento de 80% em relação a 2011, e
a previsão é ampliar o número de veículos em 350%, alcançando 18 mil no ano de 2017.
Acompanhando o movimento
do mercado, a Maestro conta com maior número de veículos locados na cidade de
São Paulo. Segundo o censo da ABLA, a frota paulistana, que era de 106.657
em 2009, saltou para 115.568 em 2010 e 126.050 automóveis em 2011. No caso da
Maestro, especificamente, a frota está distribuída em quase todos os estados brasileiros,
porém com mais concentração nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas
Gerais, que respondem por mais de 80% da frota da companhia.
“Investimos fortemente na gestão do negócio
para oferecer um serviço de elevada qualidade e competência, bem como para
agregar novos serviços e valor aos nossos clientes. É essa competência
integrada que tem permitido a empresas como a Maestro crescerem acima do
mercado”, afirma Lewkowicz, ao lembrar que a empresa vem apresentando uma
trajetória consistente de expansão.
Este ano, a Maestro
expandiu as opções de serviços e inseriu em seu portfolio a terceirização de
Caminhões Leves e Motocicletas de baixa cilindrada.
Em 2010, a empresa já
havia dobrado o número de veículos de sua frota, que hoje está avaliada em mais
de R$ 56 milhões. Cerca de 80% de seus carros são modelos populares, mas a
empresa conta com veículos de todos os tipos, incluindo blindados, utilitários,
executivos, e atende mais de 80 empresas em todo o Brasil.
Sobre a Maestro
A Maestro foi fundada em
2007, e atualmente possui cerca de 2.500 automóveis. A empresa conta com mais
de 80 clientes, e é dedicada à locação e gestão de frotas, buscando
diferenciar-se pelo alto nível de prestação de serviços e agilidade no
atendimento a seus clientes corporativos.
Comentários