LIVRO REÚNE FOTOGRAFIAS E PESQUISA HISTÓRICA SOBRE O ATOL DAS ROCAS, IMPORTANTE PATRIMÔNIO NATURAL BRASILEIRO



A publicação será lançada nesta quarta-feira, dia 27, na Livraria Saraiva do Midway Mall, a partir das 19h

Localizado a 260 quilômetros da costa do Rio Grande do Norte e próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha, o Atol das Rocas, transformado em 1979 na primeira Reserva Biológica Marinha do Brasil, é o único atol do Atlântico Sul.  Por sua alta produtividade biológica, é a maior colônia de aves marinhas do Brasil e uma das mais principais áreas de reprodução, abrigo e alimentação de diversas espécies.
O livro Atol das Rocas 3º51´S 33º48´W, lançado pela BEI Editora, compila o rigoroso trabalho das fotógrafas Zaira Matheus e Marta Granville, que registraram ao longo de cerca de dez anos a beleza e a diversidade de Rocas. Produzida em colaboração com a bióloga Alice Grossman, a obra apresenta, ainda, uma extensa pesquisa sobre a ocupação humana no local, incluindo fotografias e registros iconográficos históricos. Um texto assinado pelo almirante e historiador Max Justo Guedes mostra como os cartógrafos representaram, ao longo dos séculos, o Atol..
Especialistas em imagens submarinas, Zaira e Marta – autoras, também em parceria com Alice Grossman, de Fernando de Noronha 3º51´S 33º48´W, obra de referência sobre o arquipélago –revelam agora ao público a paisagem selvagem e singular do Atol das Rocas,  cuja visitação é limitada a cientistas e pesquisadores.
Pela extraordinária beleza de suas imagens e as consistentes informações científicas e históricas que reúne Atol das Rocas 3º51´S 33º48´W é a obra definitiva de consulta e referência sobre um dos menos conhecidos -- e mais espetaculares -- ecossistemas brasileiros.

Sobre os autores

Marta Granville - fotografia
Fotógrafa e instrutora de fotografia submarina tem fotos publicadas em diversas revistas de mergulho e livros sobre a vida marinha. Colabora com o banco de imagens dos projetos de pesquisa em unidades de conservação marinhos e participa regulamente de expedições aos penedos de São Pedro e São Paulo e ao Atol das Rocas. É sócia de uma empresa de filmagem e fotografia subaquática em Fernando de Noronha, onde reside desde 1998.
Zaira Matheus - fotografia
Bióloga, especialista em fotografia subaquática e instrutora de mergulho, vive em Fernando de Noronha desde 1999. Dedica grande parte de sua produção à colaboração com a pesquisa científica e com projetos educacionais e culturais. Suas imagens alimentam o banco de imagens dos programas científicos que atuam nas ilhas oceânicas brasileiras e em diversas unidades de conservação marinhas do país.
Alice Grossman – consultoria
Bióloga, mestre em zoologia e especialista em tartarugas marinhas, trabalhou no projeto Tamar, onde foi responsável, durante oito anos, pelos programas de proteção e pesquisa das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha e na Reserva Biológica do Atol das Rocas. Atualmente presta consultoria para projetos culturais e educacionais envolvendo fotografia de natureza e científica, além de ser responsável pelo banco de imagens de caráter conservacionista destinado à pesquisa em ilhas e arquipélagos.

Comentários