Gastão Vieira abre painel de turismo sustentável na Rio+20



Ministros de turismo de seis países estão reunidos no Riocentro para debater compromissos ambientais do setor


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, abriu na manhã desta quarta-feira (20), no Riocentro, o painel internacional “Turismo Para um Futuro Sustentável”, evento paralelo que faz parte da programação oficial da Rio+20, Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Também participam os ministros do Turismo do México, da Costa Rica, do Equador, de Madagascar e dos Emirados Árabes.
Em seu discurso, Gastão Vieira afirmou que o turismo está assumindo nova posição na agenda global de sustentabilidade, com impacto e influência nunca antes registrados pelo setor. “O valor e a relevância da atividade turística hoje, em todas as nações, são inéditos. Para aumentar a contribuição do turismo na economia, precisamos apostar nessa indústria limpa e cumprir nossos compromissos ambientais”, defendeu.
Gastão Vieira também afirmou que o Brasil está organizado e já promove iniciativas de inteligência sustentável em turismo. É o caso da linha de crédito articulada pelo Ministério do Turismo e operacionalizada pelo BNDES, o ProCopa Turismo. Os recursos são destinados a empreendimentos hoteleiros no país, com prazos e juros diferenciados para os projetos que atendam pré-requisitos de sustentabilidade.
Segundo o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, o setor de viagens e turismo é um fenômeno global, e, portanto, “devemos reconhecer esse fato e utilizar isso para o bem”. Conforme projeção da OMT, em 2012, 1 bilhão de viajantes atravessarão as fronteiras de seus países para fazer turismo.
“É nossa responsabilidade assegurar que esse fluxo de pessoas não seja uma ameaça para o planeta, e sim uma força para o bem, para o desenvolvimento sustentável”, disse Rifai. “Se essas pessoas insistirem em adotar práticas sustentáveis em suas viagens, não seremos apenas um número. Multiplicando por um bilhão, seremos juntos uma nova chance para o nosso planeta”, afirmou

Comentários