Economia Verde será o foco da participação de Santa Catarina na Rio+20



O Governo do Estado divulgou, nesta quarta-feira, 6, as atividades que a delegação catarinense apresentará durante o Encontro SC na Rio+20. O tema de destaque será Economia Verde, em que o governo demonstrará ações de desenvolvimento com sustentabilidade. O governador Raimundo Colombo salientou que a Rio+20 vai produzir para o mundo um novo conceito, vai integrar e potencializar o trabalho comum. “É indispensável participarmos bem preparados para discutir a nossa visão de mundo, de Brasil e de Santa Catarina. Por isso, a reunião desta quarta, além da presença de técnicos de Governo, foi aberta à sociedade”, destacou o governador.
Outro ponto ressaltado foi o Plano “Santa Catarina – Terra Sustentável”, que vai apresentar a estratégia ambiental a ser lançada progressivamente ao longo do ano de 2012. A adesão à Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável, com objetivo de trocar experiências e promover parcerias nacionais e internacionais com para a construção de iniciativas globais, com ações locais de desenvolvimento sustentável, também será discutida na Rio+20. “A apresentação desses temas serão pertinentes, principalmente pelo debate das mudanças climáticas que afetam Santa Catarina, especialmente nos desastres naturais”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen.
O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema SC), Murilo Flores, afirmou que Santa Catarina tem condições de conquistar a posição de protagonista nacional e internacional no tema como Estado Inovador que contribui na transição para uma “Nova Economia” mais verde e inclusiva. Outro assunto em pauta foi a criação de um sistema para reconhecer produtos catarinenses originários de um território sustentável e incentivar o consumo de produtos que respeitem o meio ambiente. Ao mesmo tempo, a iniciativa pretende aumentar o número de produtores que adotam essas práticas.
A delegação oficial de Santa Catarina na Rio+20 irá lançar o Observatório & Transparência para a sustentabilidade com o propósito de acompanhar regularmente iniciativas e experiências nacionais e internacionais como referência para melhoria contínua da estratégia ambiental catarinense. Também pretende dar transparência aos resultados progressivos de implementação da estratégia ambiental de Santa Catarina, tanto para os parceiros quanto para a sociedade em geral. A ideia é estabelecer um canal de participação social para o aperfeiçoamento contínuo de Santa Catarina Rumo à Terra Sustentável. “O diálogo com a sociedade vai gerar projetos mais alinhados às demandas e agilizar suas implementações”, explicou.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, presente no evento desta quarta, enalteceu a iniciativa de discutir os assuntos antes da Rio+20. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, ocorre entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. Nos dias anteriores, serão realizadas reuniões preparatórias entre representantes de governos nacionais, regionais e sociedade civil.


Comentários