Concurso de Quadrilhas Juninas anima o público na Praça Municipal



As tradicionais quadrilhas juninas do São João da Bahia já estão se aquecendo para participar do concurso nas categorias mirim e adulto, pelo quinto ano consecutivo, no Centro Histórico de Salvador. A disputa, que terá prêmios de R$2 mil a R$ 7 mil, será realizada na Praça Municipal e reunirá 30 agremiações de diversos municípios do Estado, dentre eles Feira de Santana, Cachoeira, Camaçari, Barreiras, Salvador e Lauro de Freitas.
De acordo com a Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq) o concurso terá três eliminatórias, que acontecem de 20 a 23 de junho, mas a campeã só será conhecida no dia 24. Após a final, as três primeiras colocadas representarão a Bahia nos Concursos regionais do Brasil.
A comissão julgadora é formada por seis jurados, tendo um responsável por cada item: coreografia, marcador, conjunto musical, figurino, conjunto do trabalho e o tradicional casamento na roça. No final, restarão apenas seis agremiações que disputarão os três primeiros lugares, sendo que as seis finalistas serão premiadas. Dez quadrilhas se apresentarão a cada dia de festa no Terreiro de Jesus.
Para fazerem bonito, as quadrilhas realizaram ensaios nos meses de janeiro a maio, durante os finais de semana, em escolas e centro sociais do próprio município. Cada agremiação é formada por aproximadamente 100 componentes, dentre eles, dançarinos, músicos, marcador, figurantes, apoio e diretoria.
Dentre as que se apresentarão no Pelourinho está a atual campeã, Asa Branca, Capelinha do Forró, Forró do ABC, São Bento do Forró, Forró Quadrilhão e outras mais. Os temas do concurso variam entre as agremiações, destacando-se, porém, o centenário de Jorge Amado e Luiz Gonzaga, além de romances e histórias do cotidiano cultural da Bahia.
Ordem de Apresentação
Quinta-feira dia 21/06 – 18h
. Filomena Forrozeira
· Explosão da Esperança
· Maria Bonita
· Balancear
· Pisada Quente
· Gorró Quadrilhão
· Forró Asa Branca
·
Sexta-feira dia 22/06 - 18h
· Risca Faca
· Korró Forró
· Raízes do Iguape
· São Bento do Forró
· Forró da Amizade
· Capelinha do Forró
Sábado dia 23/06 – 16h
· Remelexo Cearense
· Os Cangaceiros
· Encanta São João
· Forró Balancê
· Vem que tem
· Forró Tremendão
· Arrasta Pé do Sertão

Comentários