As Festas Juninas na rede Hostelling International Brasil



            O clima de São João  começar a contagiar os alberguista. É hora de acender a fogueira e dançar quadrilha.
            Vários HI Hostels comemoram a data. Vista a sua roupa típica e participe do casamento na roça... com direito a barraca com as deliciosas comidas típicas, muita pipoca,  jogos, muitas brincadeiras e trilha sonora com repertório variado, mas sem fugir do clima junino.
            O “Arraiá da Tribo”  é um dos eventos mais concorridos do HI Tribo Hostel em Ubatuba/SP, este ano a atração principal é  o casório de Tonica e Pipoca,  dia 30 de junho  que deve  lotar o hostel.  Informações: www.ubatubahostel.com/festa-junina-tribo-hostel
            O  HI Sampa Hostel, localizado no coração da Vila Madalena, em São Paulo, promove sua tradicional Festa Junina, com comidas típicas, bebidinhas, correio elegante, brincadeira  e muito arrasta pé, dia 16 de junho (sábado)   a partir das  20 horas . Não tem ingresso,  paga somente o que consumir.
Informações www.hostelsampa.com.br
             As Festas Juninas no Brasil 
            O mês de junho é sempre animado, pois é quando acontecem as festas  juninas que   iniciam  no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio  e se encerram no dia 29, quando se comemora o dia de São Pedro. 
            A festa junina,   é celebrada tradicionalmente em diversos países do mundo, no dia 24 de junho, “dia do solstício de verão" no hemisfério norte.
            A festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses e, com o tempo, foi adquirindo características regionais até se tornar bem brasileira.
            As tradições da fogueira, as comidas típicas, no jeito de se vestir e dançar, o  tradicional arraial da roça são praticamente o mesmo em todo país, mas cada estado  tem sua maneira peculiar de festejar  a data considerada uma das mais festivas e alegres do calendário de eventos nacional.
            Neste ano as festas de São João  das cidades do Nordeste serão unânimes em um ponto: todas elas farão homenagens ao Rei do Baião Luiz Gonzaga, cujo nascimento completa um século em 2012.



Campina Grande – o maior São João do Mundo
             Entre os dias 1º de junho  e 1º de julho, a ordem é arrastar o pé na Festa Junina de Campina Grande, cidade paraibana que ostenta a fama de maior São João do mundo, com mais de mil horas de forró.
            Além dos shows com artistas locais, regionais e nacionais, haverá quadrilhas juninas, grupos folclóricos, casamento coletivo, Círio de São João, apresentações de repentistas, shows pirotécnicos e degustação da culinária regional,  para um público estimado em cerca de dois milhões de pessoas
HI Hostel na Paraíba: Manaira Hostel www.manairahostel.com.br;  localizado em João Pessoa, os hóspedes podem curtir a praia durante o dia e a noite se divertir em Campina Grande, a apenas duas horas da capital.
Pousado do Inglês Hostel www.pousadadoingles.com.br; 
Caruaru/PE 
            Caruaru, no Agreste de Pernambuco, promete realizar o maior São João do mundo. A festa começou no dia 2 e vai até 30 de junho.
            Durante os 28 dias de evento, grupos de pífano, trios de forró, manifestações culturais, literatura de cordel, festival de comidas gigantes, uma fogueira de 11 metros de altura, show pirotécnico e mais de 300 artistas garantem a animação do público em cinco polos espalhados pela cidade

Rio Grande do Norte 
            A cidade de Mossoró realiza  o "Mossoró Cidade Junina".  O evento, realizado entre os dias 9 de junho e  1° de julho promoverá shows da música nordestina, quadrilhas juninas, feiras de artesanato e festival de comidas típicas.
            Cerca de 250 grupos invadem as ruas e divertem-se ao redor do boi colorido na festa do Bumba Meu Boi. A Prefeitura de Mossoró espera mais de um  milhão de pessoas nos 22 dias de festa. Todas as atrações são gratuitas. Mais informações: www.mossorocidadejunina.com.br
 HI Hostel em  RN:         www.luacheia.com.brwww.hostelverdemares.com.brwww.pipahostel.com.br; 

Bahia 
             Bahia é conhecida como a terra do carnaval, mas a festa de São João  é  considerada a maior festa regional do Brasil, movimentando todas  as suas 417 cidades e atraindo  milhares de turistas de todo o Brasil.
            As atrações vão desde grupos regionais até atrações nacionais, além das diversas manifestações populares como a quadrilha, brincadeiras e comidas típicas.
            Um dos atrativos da festa junina baiana é o  “Transbaião” o primeiro trem turístico, cultural e gastronômico da Bahia. O trem percorre 14 municípios baianos. As viagens pelo “Transbaião”  serão realizadas até 1º de julho.  Informações e programação: http://www.saojoaobahia.com.br   
            As festas juninas em Palmeiras, na Chapada Diamantina,  mantém a tradição portuguesa de culto a São João Batista,  com  queima de fogos de artifício, licores variados culinária típica.  Os festejos começam com a trezena de Santo Antonio.
            As comemorações incluem  quadrilhas,  pau-de-fita, a dança da Rancheira, Mulinha de Ouro, Quilombagem. Os grupos musicais do tradicional forró pé de serra não deixam nem visitantes nem moradores ficarem parados durante os festejos.
             O HI Hostel Caminhos da  Chapada, promove todos os anos a sua festa junina. Informações  www.hostelcaminhosdachapada.com   
HI Hostel  baianos:
             No Maranhão, o bumba-meu-boi 
            Os festejos darão ênfase à cultura local: shows de forró pé-de-serra e apresentações de músicos maranhenses. O destaque da festa são os inúmeros desfiles de bumba-meu-boi.
            Em São Luís ficam as matracas e zabumbas do bumba-meu-boi,  um espetáculo típico da região, são as grandes atrações.  Para os que apreciam uma boa comida, a sugestão é experimentar o peixe frito com arroz de cuxá, que é um prato da culinária do lugar. Mais informações: www.saoluis.ma.gov.br
 HI Hostel Solar das Pedras www.ajsolardaspedras.com.br  

Minas Gerais
            O evento, que acontece em todos finais de semana do mês de junho, atraindo milhares de pessoas às cidades do interior e também à capital de Minas Gerais, com o “Arraial de Belô”.
            Em todas as festas tem procissão, fogueira, leilão de prendas, forró, comidas e bebidas típicas juninas e shows variados.
HI Hostels mineiros:

Comentários