ABAV participa de ação global questionando atuação da IATA






WTAAA solicita que IATA providencie a revisão regulatória da nova iniciativa de normas, incluindo os agentes de viagens em todos os comitês relacionados

A Aliança Mundial das Associações de Agentes de Viagens (World Travel Agents Associations Alliance - WTAAA) enviou uma carta a Aleks Popovich, vice-presidente sênior de Distribuição da Indústria e Serviços Financeiros da Associação Internacional de Transporte Aéreo (International Air Transport Association - IATA), solicitando que a IATA providencie a revisão regulatória de sua nova iniciativa de definição de normas, intitulada Novo Recurso de Distribuição (New Distribution Capability - NDC), e que a IATA inclua o canal de distribuição das agências de viagens, através da WTAAA, em todos os comitês e grupos de trabalhos relacionados.

“A IATA terá que desenvolver uma norma que não prejudique o processo competitivo”, afirmou o presidente da WTAAA, Peter Barlow. “Solicitamos que a IATA providencie a revisão de sua proposta, por agências regulatórias, de modo a garantir que a iniciativa seja desenvolvida para produzir normas a favor da competitividade, que beneficiem todo o sistema de distribuição e não apenas as linhas aéreas participantes da IATA”, complementa.

“O canal de distribuição de agências de viagem vende cerca de 60% das passagens aéreas do mundo todo. Portanto, é essencial que nossas vozes sejam ouvidas,” disse Barlow. “Ademais, por ser a associação internacional cujos membros representam mais de 70% das passagens emitidas por agências no mundo todo, é apropriado que a WTAAA tenha uma cadeira nos comitês.”

A WTAAA convidou Popovich para conversar com seus membros em sua assembleia ordinária anual, de 10 a 12 de setembro de 2012, em Washington, D.C.

Na opinião de Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, “a proposta da IATA confronta as ferramentas utilizadas pelos agentes de viagens, fornecidas pelos GDS’s (Global Distribution System), que disponibilizam uma ampla informação de tarifas, que podem ser restringidas no sistema proposta pela IATA”.

SOBRE A WTAAA

A missão da Aliança Mundial das Associações de Agentes de Viagens (WTAAA), sediada em Bruxelas (Bélgica), é atuar como uma voz internacional das agências de viagem, através da troca de ideias e informações. Os membros da WTAAA incluem a Sociedade Americana de Agentes de Viagem (American Society of Travel Agents - ASTA), a Associação de Agências de Viagem do Canadá (Association of Canadian Travel Agencies - ACTA), a Associação de Agentes de Viagem da África do Sul (Association of South African Travel Agents - ASATA), a Federação Australiana de Agentes de Viagem (Australian Federation of Travel Agents - AFTA), a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), as Associações Europeias de Agentes de Viagem e Operadores Turísticos (European Travel Agents´ and Tour Operators´ Associations - ECTAA) – que representa todas as associações de agências de viagens da Europa, a Associação de Agentes de Viagem da Nova Zelândia (Travel Agents´ Asso ciation of New Zealand - TAANZ) e a Federação de Agências de Viagem da Índia (Travel Agency Federation of India - TAFI).

Comentários