Workshop comandado pela Mapie fala de gestão da qualidade dos serviços




Trícia Neves, sócia-diretora da Mapie, trouxe para o 2º Workshop de Capacitação Profissional da Equipotel Nordeste, o tema Gestão da qualidade dos serviços, com o foco no segmento da hospitalidade. A consultora iniciou a apresentação com uma análise do panorama atual do segmento, elencou as estruturas de serviços envolvidos na atividade e encerrou abordando metodologias de gestão e formas de estruturação de novas práticas, tendo como base o novo perfil do consumidor: mais ais conectados (e curiosos) do que nunca, altamente atualizados, ávidos por interação e personalização, e imediatistas.
O desafio imposto hoje a quem atua na indústria de serviços, como ressaltou Trícia, é como obter sucesso diante desse cenário, garantindo a qualidade na entrega dos serviços. Uma das iniciativas apresentadas como solução é a análise de causas e elaboração de um plano de ação. E um facilitador, nesse caminho, pode ser a aplicação dos preceitos do Ciclo PDCA, Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming, que têm o foco na melhoria contínua e podem ser utilizados em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área de atuação da empresa.
Trícia Neves também falou sobre a importância da inovação, mas alertou para a necessidade de se atentar para alguns detalhes nesse processo. "O novo produto ou serviço deve contribuir de maneira significativa para o alcance dos objetivos estratégicos da organização; toda inovação deve agregar valor à empresa, seja em aumento de receita, diminuição de custos, melhoria de recursos humanos, encantamento de clientes ou visando melhoria ou manutenção da reputação". Para a consultora, hoje não basta ter produtos e serviços funcionais e com preços razoáveis; é preciso gerar emoção. "Eles devem ser bonitos, únicos e repletos de significado", acrescentou, lembrando que hoje o cliente tem poder sobre a reputação das marcas, por isso é preciso garantir a qualidade de entrega dos serviços.
Trícia ressaltou, entretanto, que a estrutura de um serviço é maior que a entrega, por isso é necessário garantir também a eficiência do back. "O cliente tem desejos, além de necessidades. Conheça-os e atue; tenha metodologia para gerir; defina metas, trace planos, acompanhe obstinadamente os resultados; saiba a hora de mudar a rota; ofereça serviços que gerem emoção, tenham significado, marquem os seus clientes; inove de forma estruturada; e, sobretudo, trabalhe com paixão", concluiu.


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