Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda será em setembro




Entidade responsável pelo evento alterou a data em virtude de dificuldades na agenda dos chefs e na captação de recursos em ano eleitoral

A Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, evento que vem se firmando como um dos mais importantes da área no estado, teve sua data alterada. As quatro primeiras edições foram realizadas no final de julho. Este ano, porém, o evento organizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau acontecerá de 22 a 29 de setembro.
O presidente da entidade, Sylvio Gumz, explica que a modificação ocorreu por causa da adaptação à agenda dos chefs e das particularidades na captação de recursos. “Como se trata de um ano eleitoral, as prefeituras que apoiam o evento têm determinações rígidas para o repasse de recursos e na esfera estadual enfrentamos dificuldades ainda maiores. Além disso, uma consulta prévia aos chefs de renome que manteriam o alto nível de qualidade do evento mostrou a impossibilidade destes profissionais de participarem no mês de julho”, explica Gumz.
A Semana Internacional de Gastronomia reúne todos os anos grandes chefs do país, que são responsáveis por aulas shows – já estiveram na Costa Esmeralda, entre outros, Alex Atala, Alessandro Segato, Claude Troisgros, Helena Rizzo e Olivier Anquier. O evento conta ainda com workshops, realizados simultaneamente em Itapema, Porto Belo e Bombinhas. “Vamos manter a estrutura já conhecida, mas a proposta é inovar e potencializar as atrações dessa edição”, explica o presidente do Convention.
Criada para movimentar a Costa Esmeralda em um período de baixa temporada, a Semana Internacional de Gastronomia tem apresentado crescimento no número de participantes. “Mesmo com a mudança da data, o evento segue com este propósito, uma vez que a baixa temporada para o trade turístico segue até outubro”, argumenta Gumz. E completa: “As outras edições já mostraram que a região possui a qualidade necessária para atrair fluxo de turistas fora da temporada de verão”.

Rota Gastronômica
A Rota Gastronômica, consequentemente, também foi transferida. O festival tem a participação de restaurantes da região, que preparam novos pratos a preços especiais. Em 2012, acontecerá durante todo o mês de setembro, já que faz parte da programação da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda.
As inscrições estão abertas para os empreendimentos de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O contato com a equipe do Convention para as inscrições por ser feita pelo e-mail ceconvention@terra.com.br ou pelo telefone             (47) 3369 8904      .

Comentários