Salão Baiano de Turismo recebeu 10 mil visitantes





Evento foi elogiado pelo trade local, agentes e operadores brasileiros e estrangeiros
Principal operação de marketing e vendas do Destino Bahia, o I Salão Baiano de Turismo foi um verdadeiro sucesso. O evento, que recebeu 10 mil visitantes em três dias, reuniu 120 operadores brasileiros e estrangeiros, 40 jornalistas nacionais e internacionais, além de empresas de receptivo, hotéis, representantes de segmentos, câmaras técnicas e empresários das 13 zonas turísticas do Estado.
Desde a abertura, que contou com a presença do governador do Estado, Jaques Wagner e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, na última quinta-feira (17), até o encerramento, no sábado (19), o I Salão Baiano de Turismo foi elogiado por praticamente todos os representantes dos segmentos presentes. “Acho que cumprimos bem o nosso objetivo de fazer com que os agentes e operadores de fora compreendessem que a Bahia tem sol e praia e também muitos outros atrativos”, afirmou o secretário Domingos Leonelli.
Nelson Abreu Pinto, da Confederação Nacional do Turismo (CNTur) parabenizou o governo da Bahia pela iniciativa, assim como os secretários de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro e de Pernambuco, Alberto Feitosa. Já o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, ressaltou a importância do Salão. “Acho que foi um evento muito representativo, com importantes atores do turismo nacional e internacional”.
Operadores comentam
O operador Adriano Gomes, da Nascimento Turismo, ressaltou que a Bahia é um importante produto de comercialização. “Entre os dez pacotes brasileiros mais vendidos, quatro estão no Estado: Salvador, Praia do Forte, Porto Seguro/Arraial D´Ajuda e Costa do Sauípe. O Nordeste é um polo turístico do portfólio de qualquer operadora, por isso é muito importante participar deste Salão. A Península do Maraú, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina são destinos que estão registrando boa procura. A Bahia possui o apelo de esporte, incentivo e eventos e de resorts. Além disso, muitas datas populares ao longo do ano motivam vendas não apenas no tradicional carnaval”, disse em entrevista ao Pan Rotas.
Para a Master Viagens, a Praia do Forte é o nacional mais vendido. “Percebo a presença expressiva de operadores do País no evento. A Bahia sempre foi um destino turístico que busca o consumidor final junto com os profissionais, e em parcerias oferece capacitações ao longo do ano”, ressaltou Bruna Castro.  
Palestras do Núcleo do Conhecimento sempre lotadas
As palestras do Núcleo do Conhecimento, ministradas durante o I Salão Baiano de Turismo, foram bastante concorridas. Turismólogos, empresários, estudantes e profissionais do setor acompanharam de perto as principais tendências do mercado abordadas durante as explanações.
Um dos momentos mais esperados foi o painel O viajante independente, coordenado pelo blogueiro Ricardo Freire. Na ocasião, ele compartilhou com o público as histórias que viveu durante uma viagem que fez na Bahia pelas costas do Dendê e do Descobrimento durante 20 dias. O palestrante contou que para fazer o roteiro foi preciso viajar de ferry-boat, lancha, canoa, ônibus e voadeira (canoa de alumínio com motor de popa). Entre os locais visitados estão Boipeba, Cairu, Belmonte, Canavieiras e Santo André, que tiveram suas belezas naturais e cenários destacados pelo viajante que escreve o blog Viaje na Viagem (www.viajenaviagem.com).
Também participaram das palestras do Núcleo do Conhecimento, o historiador espanhol Tony Galvez, a jornalista britânica Alison Mcgowan, o ex-atacante Bebeto, que falou sobre Copa do Mundo e o dirigente da Embratur, Marcos Lomanto, que destacou a participação brasileira no mercado do turismo corporativo.
A conta satélite no turismo e a nova classificação hoteleira, que está sendo implantada pelo Ministério do Turismo também foram alguns dos temas abordados, assim como o Geoturismo.
Programação cultural mostrou o que é que a Bahia tem
Os operadores de turismo e agentes de viagem que estiveram presentes no I Salão de Turismo puderam conferir de perto os ritmos e agitos da Terra de Todos-os-Santos. Um show de forró com os artistas Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Gereba, Carlos Pitta, Léo Macedo, Cicinho de Assis, Jota e Cia e Val Macambira abriu a programação cultural do evento, juntamente com a apresentação da quadrilha junina Asa Branca, a mais tradicional do estado.
No segundo dia de Salão, Paulinho Boca, Fred Menendez e Jam no Mam foram as principais estrelas. Já na noite de encerramento, houve um desfile com as principais manifestações culturais da Bahia (Samba-de-roda, Zabiapunga, Marujada, dentre outros), além da Fubica da Família Macedo, banda de pífanos e outros artistas.

Comentários