Salão baiano de Turismo mostra potencial turístico da Bahia e o primeiro é sucesso total

O I salão baiano de Turismo, realizado nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, mostrou realmente o que a Bahia tem e o que o baiano tem. Alegria, hospitalidade, simpatia, três ingredientes no sabor do povo baiano, que sabe receber bem e tratar muito bem seus visitantes. O ministro do Turismo, Gastão Vieira participou da abertura do evento, junto com o secretário de turismo da Bahia, Domingos Leonelli e também presidente da Bahiatursa e Fornatur.
A Bahia registrou um fluxo de 11 milhões de visitantes em 2011, segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e é o estado que mais atrai turistas do nordeste. Antes recebia 14 vôos charters, agora recebe 25.  Segundo a pesquisa da FIPE divulgada durante o salão baiano de turismo, 5,29 milhões de visitantes vêm de outros locais do Brasil, sendo que 558 mil são estrangeiros e outros 5,3 milhões são baianos viajando pelo próprio estado. Segundo o ministro do turismo, a Bahia é o destino preferido de brasileiros e estrangeiros.

Convidada pela Setur-Ba e Bahiatursa, para participar do I salão baiano de turismo, não poderia imaginar que viveria poucos dias de muito axé, muita receptividade e muito querida pelos assessores, pelas guias e não guias, pelas pessoas em geral.  Isso é Bahia, gente alegre, querida e hospitaleira que sabe receber e agradar e rica com seu artesanato, sua gastronomia, sua música, suas riquezas naturais e inúmeros roteiros turísticos que pede ao visitante que volte várias vezes para conhecer e descobrir esta terra maravilhosa.

SALÃO BAIANO DE TURISMO
O carnaval animado de Salvador foi apresentado no salão, com a fubica criada pelos irmãos Dodô e Osmar , lançada em 1950. Em um stand, também mostrou o primeiro pau elétrico, também criado pelos carnavalescos, em 1942. Outro grande atrativo, foi o enoturismo. No stand os visitantes puderam degustar o vinho e comprar o vinho Testardi, eleito como o melhor vinho tinto do Brasil, comercializado a R$100,00 a garrafa. O segmento é um dos mais novos da Bahia, tem como principal produto turístico o passeio pelo vapor do vinho e por uma vinícola localizada no vale do São Francisco.

MAQUETE
Um dos grandes atrativos no salão baiano de turismo, foi uma maquete de 125 metros quadrados com ilustrações de todas as regiões da Bahia. A maquete foi um sucesso, todos queriam ver, e comprovar que poderiam visitar a Bahia num segundo e conferir de perto este projeto audacioso feita com cinco toneladas de vidro, e 2,5 toneladas de aço. A maquete irá para outras feiras como o congresso da abav em outubro, no Rio.  A maquete mostrava todas as regiões da Bahia e suas zonas turísticas. Outro destaque, foi a participação do deputado pelo Rio, Bebeto que passou pelo salão, para uma breve apresentação durante uma mesa redonda sobre a copa do mundo. Foi saudado pelo povo baiano da sua terra natal.   
CHOCOLATE, FESTIVAL EM ILHÉUS
Programado para acontecer de 28 de junho  a 2 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus, o IV festival internacional de chocolate. O evento foi divulgado no salão baiano de turismo, terá uma programação intensa, com shows, exposições, palestras, concursos, visitas as fazendas produtoras de cacau e fábricas de chocolate, rodadas de negócios com agentes e operadores de turismo.
GASTRONOMIA
A Bahia conhecida pelo seu famoso azeite de dendê, acarajé, também teve seu destaque no salão baiano de turismo.Em um espaço montado pela Associação Brasileira de Bares, restaurantes da Bahia (Abrasel), a cozinha show, os visitantes puderam acompanhar o modo de preparo de deliciosos pratos da culinária baiana, como pão de dendê e a tilápia ao molho de manga, entre outros. O público também pôde desfrutar de pratos e doces típicos expostos nas barraquinhas do Instituto Mauá, em frente ao palco onde aconteceram apresentações musicais e culturais.

Bahia, estado de vários roteiros turísticos.. Dois dias não são suficientes para ficar em Salvador, muito menos para conhecer o potencial turístico da Bahia. Um estado com 13 zonas turísticas e 28 destinos.


De Jorge Amado “Um povo bom, amigo de cores berrantes, ruidoso e, ao mesmo tempo, com certa timidez. De admiração fácil, acolhedor e democrata. Sob um céu admirável  limpidez, na fímbria do mar, ou pela montanha, onde corre sempre uma cariciosa aragem, vive o povo mais doce do Brasil”.. Jorge Amado, baiano (1912-2001), nascido no distrito de Ferradas, Itabuna, perto de Ilhéus.


Bahia conhecida pelo alto astral de seu carnaval, com praias, com mais de 56 ilhas, com o maior parque hoteleiro do nordeste, com a maior baía tropical do mundo, com muito mais natureza, do maior patrimônio arquitetônico colonial da América Latina, com muito mais arte, axé.



De Salvador, a Baía de Todos os Santos, a costa dos coqueiros, costa do Dendê, costa do cacau, costa do descobrimento, costa das baleias, lagoa e cânions do São Francisco, vale do São Francisco, Chapada Diamantina, Caminhos do Oeste, Caminhos do Sertão, caminhos do Jiquiriçá e caminhos do sudoeste, tudo isso, e muito mais esperam por você, com emoção ou sem emoção, com uma pimentinha e muita alegria.

Os 40 jornalistas convidados entre nacionais e internacionais participaram de almoços e jantares nos restaurantes Boi Preto, tradicional na Bahia, no charmoso Amado na Baia de Todos os Santos, na casa de eventos, a Pupileira, no bairro de Nazaré. Lugares lindos!.

*Esta jornalista bloqueira viajou a convite da Setur-Ba, Bahiatursa para participar do I salão baiano de Turismo, via Gol, e foi hóspede do hotel Tulip INn, Centro de Convenções.

 Ministro do Turismo, Gastão Vieira e o secretário de turismo da Bahia e presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli
 Presidente da ABIH-Bahia, José Manuel Garrido (Manolo) e o presidente do Entur, Sérgio Gordilho
 Presidente do Entur com muitas autoridades do turismo
Maquete, sucesso total no salão baiano de turismo


 Presidente da ABIH-BA e Presidente do Entur, Sérgio Gordilho com autoridades baianas
 Descerramento de placa da maquete , sucesso total no salão. Governador da Bahia , ministro do turismo e secretário de turismo da Bahia
 Fubica do Dodô e Osmar
 Diretor da Shalom, Luiz Augusto Leão
 Juliana Melo da GJP apresentando o novo hotel da Bahia a ser inaugurado final do ano
Jornalistas nacionais convidados para o salão baiano de turismo
 Maquete, sucesso no salão, admirada por muitos visitantes..


Comentários