Recife abre série de eventos técnicos sobre a Copa das Confederações


Recife abre série de eventos técnicos sobre a Copa das Confederações

A decisão final da Fifa sobre quais cidades sediarão a Copa das Confederações será somente no próximo mês de junho, mas o Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e Engenharia), entidade que vem acompanhando de perto a preparação do país para a Copa 2014, inicia por Recife um ciclo de seminários técnicos nas seis cidades pré-escolhidas pela Fifa.
A Copa das Confederações é um torneio-teste que antecede o Mundial de 2014 e pode ser disputada em, pelos menos, quatro cidades. Serão oito seleções que, de 15 a 30 de junho de 2013, disputarão o título da competição. Fora dos gramados, não haverá ainda um grande contingente de turistas, nem feriados e férias escolares, e muitas cidades não terão suas obras de mobilidade urbana e em aeroportos concluídas.
“Diferentemente da Copa do Mundo que terá um grande número de turistas, a Copa das Confederações é um torneio-teste para a população local, porém sob os holofotes da mídia mundial”, destaca o diretor de Marketing do Portal 2014, Rodrigo Prada, coordenador do evento. 
Na opinião de Prada, justamente por isso o grande desafio das cidades que sediarão o torneio é aproveitar a ampla exposição a seu favor. “A África do Sul, por exemplo, foi retratada durante a Copa das Confederação pelos aspectos da falta de segurança, das deficiências no transporte público e na infraestrutura. Pelas contas dos sul-africanos, a péssima repercussão internacional fez com que o país perdesse mais de 200 mil turistas durante a Copa de 2010”.
No Recife, o evento técnico acontece em 9 de maio, a partir das 14 horas, no JCPM Trade Center, e tem presenças confirmadas do secretário-executivo de Supervisão Técnica da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, Silvio Bompastor, do diretor de Marketing da SPE Arena Pernambuco, Frederico Akira Campos, do secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral, do diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Barreto Coutinho Bezerra de Menezes, e do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Barros Carvalho.
O ciclo de eventos é destinado a engenheiros, arquitetos e empresários interessados nos negócios da Copa. Inscrições gratuitas no http://www.portal2014.org.br/eventos/roadshow2012/roadshow-recife/Inscricoes.aspx

Após Recife, os seminários seguem para Salvador (17 de maio), Rio de Janeiro (5 de julho), Fortaleza (31 de agosto) e Belo Horizonte (20 de setembro).

Serviço

Evento Recife – Copa das Confederações
9 de maio, das 14h às 18h30
JCPM Trade Center (Av. Engº Antônio de Góes, nº 60 - Pina)

Programação

14h00 - Painel de exposições
Recife na briga pela Copa das Confederações: a evolução da Arena Pernambuco
• Atual estágio das obras e perspectiva de conclusão
• Novidades no modelo de concessão e gestão da Arena
• Utilização da Arena Pernambuco pós 2014
Silvio Bompastor – Secretário Executivo de Supervisão Técnica da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014
Frederico Akira Campos – Diretor de Marketing da SPE Arena Pernambuco
Evandro Barros Carvalho – Presidente da Federação Pernambucana de Futebol
Paulo Wanderley – Presidente do Clube Náutico Capibaribe (a confirmar)

16h15 - Painel de exposições
A preparação de Pernambuco para a Copa e a nova face da Região Metropolitana do Recife
• Projeto Capibaribe Melhor e o desenvolvimento da região
• BRTs e engenharia de tráfego para os deslocamentos durante o evento
• Treinamento de mão-de-obra: como o Estado está se preparando para atender as demandas
Danilo Cabral – Secretário das Cidades de Pernambuco
Amir Schvartz – Secretário Extraordinário da Copa do Mundo de 2014 do Recife (a confirmar)
Débora Vieira Chaves Mendes – Diretora-Presidente da Empresa de Urbanização do Recife (a confirmar)
Nelson Barreto Coutinho Bezerra de Menezes – Diretor-Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte
Roberto Castelo Branco Coelho de Souza – Diretor-Superintendente do Sebrae/PE (a confirmar)

Sinaenco

O Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) abrange as empresas que prestam serviços de planejamento, estudos, planos, pesquisas, projetos, controles, gerenciamento, supervisão técnica, inspeção, diligenciamento e fiscalização de empreendimentos relativos à arquitetura e à engenharia. Representa atualmente cerca de 20 mil empresas em todo o país.
Portal 2014

O Portal 2014 (www.portal2014.ogr.br) é um veículo de informações concebido pela Editora Mandarim e pelo Sinaenco para estimular e divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil. Lançado em 2009, é atualmente a principal referência quando se fala em acompanhamento das obras de infraestrutura para o Mundial do Brasil, recebendo cerca de meio milhão de visitas por mês. 

Comentários