Livro e portal resgatam memória do Alecrim


Livro e portal resgatam memória do Alecrim

Projeto “Minha Comunidade” é uma iniciativa da Semurb, em parceria com a UFRN e foi lançado nesta terça na sede da Fecomércio RN

Resgatar e preservar a memória de Natal, através da preservação da memória de suas comunidades e bairros. Esse é o objetivo do livro “Minha Comunidade: Alecrim”, lançado na tarde desta terça-feira (8.05), na sede da Federação do Comércio (Alecrim). A obra é uma iniciativa da Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em parceria com a UFRN e, no lançamento, conta com o apoio do Sistema Fecomércio RN.

“Desde o ano passado, quando participamos das comemorações dos cem anos do bairro do Alecrim, temos ressaltado a identificação do Sistema Fecomércio com esta comunidade. Por isso, foi com bastante alegria que aceitamos o pedido da Prefeitura de Natal para que nos engajássemos no lançamento deste livro”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, que continua: “registrar a história do Alecrim é revisitar a história do comércio natalense e é por este motivo que para nós essa obra é tão importante, uma vez que a partir dela, podemos entender com mais clareza como segmento atingiu a pujança que hoje ostenta”, finaliza Queiroz.

O livro “Minha Comunidade: Alecrim” surge em comemoração ao centenário do bairro, que tem em suas páginas, uma compilação de informações coletadas através de arquivos públicos e privados,  e de entrevistas de moradores e ex-moradores do local que contribuíram para a formatação da obra. “Este livro é acima de tudo uma homenagem ao comércio, pois relembra os primeiros feirantes e camelôs que se instalaram no local. Esperamos que os empresários vejam isso como uma homenagem à luta de quem desenvolveu o comércio da cidade, pois para pensar nas melhorias para o bairro no futuro, antes é preciso relembrar o passado e aprender com quem fez história”, afirma a prefeita de Natal, Micarla de Souza.

Foram impressos mil exemplares do livro, que serão distribuídos em escolas municipais de Natal, bibliotecas públicas e privadas e em universidades. A obra é de autoria de uma equipe de servidores e estagiários da cidade de Natal com a colaboração de professores da UFRN.

Além do livro, também foi lançado na ocasião o “Portal da memória”, que visa difundir entre potiguares e turistas, a história do Rio Grande do Norte. Tanto o livro quanto o portal, fazem parte do Programa Memória Minha comunidade, que objetiva preservar a história dos bairros de Natal. O projeto surgiu em 2009 e teve o bairro do Satélite como a primeira comunidade pesquisada.
Participaram do evento, além do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz e da prefeita de Natal, Micarla de Souza, o secretário da Semurb, João Bosco Afonso, o presidente da Câmara de Natal, Edivan Martins, o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Ailson Feitosa, o vice-presidente da Fecomércio, Gilberto Costa, presidentes de sindicatos filiados à Federação, bem como outros secretários e vereadores do município.



Comentários