LENÇÓIS MARANHENSES: UM LUGAR ALÉM DO INFINITO






O Parque Nacional dos lençóis maranhenses, é algo fantástico. Primeiro a pessoa fica numa grande expectativa, em como será este lugar fascinante. Eu pensei com meus botões, como será, o que verei, qual será minha expectativa em relação a este lugar tão falado, tão comentado, mas ainda pouco explorado que fica no coração do Maranhão.

A cerca de 260km  da capital São Luís, chega-se a cidade de Barreirinhas, onde se situa um dos lugares mais bonitos do país, os Lençóis maranhenses. São 155 mil hectares  de área com dunas de areia finíssima e lagoas de água doce, formadas através de acúmulo da chuva. O passeio ninguém nem imagina que vai andar bastante, por isso, sempre é bom levar água mineral, uma garrafinha ou duas, geladinha na mão, pois poderá andar bastante, e não há nada  para comprar no lugar além de areia e lagoas quando chove e tem água. Recomendo eeste passeio num jeep como todos vão. Um passeio com emoção e adrenalina, vale a pena para sentir o lugar e curtir .
Outro passeio imperdível é o passeio de barco pelo rio Preguiças. Este passeio é ótimo.Neste passeio pode-se apreciar a vegetação do mangue, com destaque para árvores e frutas da região, com destaque para o Buriti, com o qual são feitos objetos de artesanato e produtos cosméticos. No passeio, são três paradas:uma nos pequenos lençóis, uma na comunidade de São Domingos e outra em Caburé. O passeio em média custa R$60,00 por pessoa e sempre a saída é as 8hs da manhã com retorno por volta das 16hs sem almoço .
O guia do barco vai falando: Passeio pelo rio Preguiça, com 120km navegáveis que nasce no rio Maranhão e deságua no Maranhão.  No decorrer do passeio algumas ilhas, bancos de areia, diz o guia. E as ilhas são dentro da área de proteção ambiental, diz ele.

Em São Domingos, uma parada para visitação ao farol, com 35 metros de altura que oferece uma vista panorâmica da região, algo lindo e maravilhoso, mas tem que subir cerca de 160 degraus numa escada caracol.  Para subir entram cada vez cerca de dez pessoas, tudo controlado por um sargento da marinha, que mantém a ordem com apito.. Enquanto os turistas olham as lojinhas com produtos artesanais ou saboreiam sorvetes caseiros e gostosos, ao preço de R$2,00.  Já em Caburé , uma duna separa o rio Preguiças do Oceano Atlântico, proporcionando aos visitantes  um cenário paradisíaco.


















* Viajei a convite da 21ª BNTM e participei dos passeios ao parque nacional dos Lençóis e do passeio no rio Preguiça, fui hóspede do Lençóis resort, com seus amplos quartos, piscina ótima, jantares e almoços maravilhosos, sem contar as sobremesas de Bacuri e Cupuaçu.  Agradeço a companhia de todos e em especial da Juliane da Exclusiva, pela simpatia, pela acolhida pernambucana em terras maranhenses.

Comentários