I Salão Baiano de Turismo será aberto oficialmente nesta quinta-feira (17), às 9h, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador



na foto o secretário de turismo da Bahia, Domingos Leonelli

Evento contará com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do presidente da Embratur, Flávio Dino
Principal operação de marketing de vendas e divulgação da Bahia como destino turístico, o I Salão Baiano de Turismo será aberto oficialmente nesta quinta-feira (17), às 9h, no Centro de Convenções. Para a solenidade, foram confirmadas as presenças do governador Jaques Wagner, do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do presidente da Embratur, Flávio Dino.
O evento – que tem como tema Viaje por um mundo chamado Bahia – ocorre até sábado e reúne uma série de atrativos como exposições, apresentações artísticas e culturais, uma mostra gastronômica . Haverá estandes comerciais e institucionais das 13 zonas turísticas do Estado, além da presença de parceiros como Sebrae, Senac, Abrasel, Convention Bureau,  ABIH, Conselho Baiano de Turismo, SHRBS, Sindetur, dentre outros.
Estrutura moderna
Uma moderna estrutura está sendo finalizada para o I Salão Baiano de Turismo. As 13 zonas turísticas do Estado contarão cada uma com um estande de 50 metros quadrados e haverá também um espaço destinado a 50 balcões para exposição individual dos municípios turísticos.
Do lado direito do pavilhão foram montados 60 estandes de nove metros quadrados para exposições comerciais das empresas baianas que fazem receptivo turístico.
Para as rodadas de negócios, serão disponibilizadas 60 mesas, em ambiente fechado, com ar-condicionado. Os encontros pré-agendados ocorrerão através de parceria com o Sebrae. Além desse espaço, serão disponibilizadas outras duas salas fechadas e climatizadas: uma com capacidade para até 40 pessoas, e outra com capacidade para até 20 pessoas, a serem utilizadas para reuniões de trabalho.
Maquete da Bahia será atração à parte
Outro grande atrativo do I Salão Baiano de Turismo é uma maquete especial do mapa da Bahia, dividida por zonas turísticas, onde o visitante poderá caminhar sobre todos os pontos do Estado. Com 100 metros quadrados, o equipamento deve encantar crianças e adultos durante o evento.
Sala de imprensa
O evento contará com uma Sala de Imprensa equipada, com espaço para entrevistas, computadores e rede Wi-fi. Haverá também um espaço personalizado para os veículos especializados em turismo.
Núcleo do Conhecimento
Durante o I Salão Baiano de Turismo serão realizadas palestras e workshops sobre diversos temas ligados ao setor. Dois assuntos já foram definidos pela organização do evento: Conta Satélite, que discutirá a possibilidade de verificar a receita gerada pelo turismo, e a Copa do Mundo de 2014. O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcos Lomanto, confirmou a participação no evento. Ele apresentará o novo estande que será usado pelo Brasil nas promoções no exterior.
Programação do Núcleo do Conhecimento
17/05  – Tema Principal: Conta Satélite do Turismo
09h: Abertura
10h: Entrevista coletiva – com apresentação do novo vídeo institucional
12h: Intervalo para almoço
16h: Tendências do Turismo da América do Sul: John Kester (OMT)
17h: Mesa-redonda – Conta Satélite: Urgência Pública do Turismo Brasileiro, com a participação de Ricardo Kureski (IPARDES), Andrea Guimarães (IBGE), John Kester (OMT), Décio Kadota (FIPE) e Wilson Rahaby (FIPE)
18/05 – Tema Principal: O Viajante Independente
09h: Classificação Hoteleira – Ricardo Moesch (Ministério do Turismo)
10h15: Cama e Café – Ricardo Moesch (Ministério do Turismo)
12h: Intervalo para almoço
16h: Estratégia de Promoção Internacional do Turismo: Marco Lomanto (Embratur)
17h: Mesa Redonda – O Viajante Independente, com a participação de Ricardo Freire (www.viajenaviagem.com.br ), Alison Mcgowan ( www.hiddenpousadasbrazil.com ) e Tony Galvez ( blog.deviajebrasil.com )
19/05 – Tema Principal: Copa 2014: Estamos prontos?
09h: Geoturismo: José Carlos Oliveira (Secretaria do Turismo)
10h15: Linhas de Financiamento: Representantes do  BNB / CAIXA
12h: Intervalo para almoço
16h: Apresentação do documentário sobre a Feira de São Joaquim
17h: Mesa-redonda – Copa 2014: Estamos prontos? – participação do Deputado Estadual RJ,  José Roberto Gama de Oliveira ( Bebeto ) , Gilson Novo (Grupo Águia – RJ) , Jose Cassiano Ferreira (Infraero Salvador), Secretário Ney Campelo ( SECOPA )
Mais informações no site www.salao.turismo.ba.gov.br
*Programação sujeita à alteração

Comentários