Grã-Bretanha celebra seu GRANDE cenário musical com uma semana especial



 
 
Músicos britânicos mundialmente famosos, artistas e gravadoras de toda a Grã-Bretanha participam a partir de hoje, 14 de maio, da semana Music is GREAT, em homenagem ao GRANDE panorama musical do país
 
Os artistas britânicos representam atualmente quase 13% das vendas de música no mundo todo, e são responsáveis por um em cada oito álbuns comercializados. A compilação em DVD que celebra as apresentações britânicas mais icônicas de música ao vivo da história está sendo lançada para marcar o início desta semana comemorativa. Abrangendo três décadas de inesquecíveis momentos ao vivo, filmagens e áudio de shows lendários, a compilação inclui desde a apresentação de Ziggy Stardustpor David Bowie em Hammersmith, em 1973, passando pela interpretação de Karma Police pelo Radiohead em 1997, em Glastonbury, e chega até 2011, quando Adele cantou Someone Like You no BRIT Awards. Todo o lucro das vendas do DVD será doado à organização Save The Children.
A semana Music is GREAT envolve sete dias de festa musical e representa uma oportunidade para que artistas, bandas e fãs homenageiem a música britânica – do passado, presente e futuro – através de uma série de eventos e participações emocionantes. Veja os detalhes na página do Facebook:www.facebook.com/MusicisGREATBritain.
A semana Music is GREAT é a plataforma para críticos e fãs internacionais debaterem o GRANDE cenário musical britânico e as experiências que serão proporcionadas pelo evento: Qual é a sua banda ou músico britânico favorito, cujo show é capaz de fazer você passar a noite anterior na fila para assistir? Qual é o principal destino ou a casa de show britânica que você mais gostaria de visitar?
Ao falar sobre música na Grã-Bretanha, Jessie J comenta: “Tenho muito orgulho de ser britânica, meu sotaque já diz tudo. Acho que é muito importante se orgulhar de sua terra natal e não consigo imaginar nenhum lugar como o Reino Unido. Creio que a música seja uma maneira perfeita de comemorar, e fazemos isso muito bem.”
Patricia Yates, diretora de Estratégia e Comunicação do VisitBritain, diz: “Sabemos que pessoas do mundo todo apreciam a música britânica, que inspira milhares de turistas a visitarem a terra natal e os lugares de origem de seus ídolos da música. Os shows ao vivo contribuem com cerca de 1 bilhão de libras (US$ 1,6 bilhão) para o segmento do turismo. Neste verão teremos a melhor programação de concertos e festivais de nível internacional, incluindo todas as comemorações do festival London 2012 e do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth, portanto é uma época fantástica para celebrar a música britânica.”
O DVD Music is GREAT está disponível em formato digital no iTunes e na Amazon.
Para obter mais informações, os interessados devem acessarwww.facebook.com/MusicisGREATBritain ou seguir @GREATBritain no Twitter.
 
Aviso aos editores
• Em 2011, Adele se tornou a quarta artista britânica em cinco anos a ter o álbum mais vendido no mundo, seguindo os passos de Amy Winehouse, Coldplay e Susan Boyle. O álbum 21 de Adele vendeu 18 milhões de cópias, representando 1,6% de todos os álbuns vendidos no mercado mundial da música. 19, o álbum de estreia da cantora de Someone Like You, também subiu nas paradas de sucesso, tornando-se o sexto mais vendido do ano, três anos após seu lançamento.
• Nos Estados Unidos, artistas britânicos, incluindo Tinie Tempah, Florence + the Machine, Hugh Laurie e Mumford & Sons, tiveram uma participação recorde nas vendas de álbuns neste século, com um em cada oito álbuns vendidos (11,7%) produzidos por músicos do Reino Unido.
• No Canadá, a popularidade dos artistas britânicos subiu mais de 20%, atingindo 16,2%, o que representa um em cada seis de todos os álbuns vendidos.
• Na Europa, os trabalhos britânicos conquistaram sua maior fatia de mercado no Reino Unido desde 1997, com 52,7% das vendas de álbuns do próprio país. A popularidade da música britânica também aumentou na França, subindo para 17% do mercado de álbuns, com bom desempenho dos lançamentos de Muse, Seal e James Blunt.
• Na Ásia, o rock foi responsável pela maior parte das vendas de música britânica no mercado japonês. O álbum de estreia da banda Beady Eye e o álbum Mylo Xyloto do Coldplay foram os mais vendidos entre os músicos britânicos. As novidades do mercado musical também causaram boa impressão, com a presença dos estreantes Jessie J, The Vaccines e The View nas paradas de sucesso.
• Os álbuns de artistas britânicos mais vendidos no mundo todo são os seguintes [Fonte: IFPI]:
1. Adele - 21
2. Coldplay - Mylo Xyloto
3. Adele - 19
4. Amy Winehouse - Lioness: Hidden Treasures
5. Mumford & Sons - Sigh No More
6. Susan Boyle - Someone to Watch Over Me
7. Jessie J - Who You Are
8. Amy Winehouse - Back to Black
9. Florence + the Machine - Ceremonials
10. Florence + the Machine - Lungs
Lista completa das faixas do DVD Music is GREAT
01 David Bowie / Ziggy Stardust - Hammersmith Odeon, 1973
02 The Who / Won’t Get Fooled Again - Shepperton Studios, 1978
03 Queen / Radio Gaga - Wembley Stadium, 1986
04 Orbital / Chime - Glastonbury Festival, 1994
05 Pulp / Common People - Glastonbury Festival, 1995
06 Spice Girls / Wannabe/Who Do You Think You Are? - BRIT Awards, 1997
07 Radiohead / Karma Police - Glastonbury Festival, 1997
08 Robbie Williams / Let Me Entertain You - Knebworth, 2003
09 Muse / Knights Of Cydonia - Wembley Stadium, 2007
10 George Michael / Faith - Earls Court, 2008
11 Blur / Tender - Glastonbury Festival , 2009
12 Adele / Someone Like You - BRIT Awards, 2011
13 Coldplay / Every Tear Is A Waterfall - Glastonbury Festival, 2011
14 Take That / The Flood - City of Manchester Stadium, 2011
Faixa bônus de Amy Winehouse / Back to Black - iTunes Festival, 2007 (disponível apenas para download no iTunes)
A campanha GREAT visa promover o Reino Unido no exterior e proporcionar benefícios econômicos de longo prazo, em decorrência do grau de interesse sem precedentes gerado pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres em 2012.
A campanha proporciona ao mundo a oportunidade de descobrir tudo o que o Reino Unido tem para oferecer, sendo um dos melhores lugares do mundo para viver, trabalhar, viajar, investir e fazer negócios.
 

Comentários