Governo e BID negociam empréstimo para investimento na Baía de Todos-os-Santos


Técnicos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concluíram, nesta quarta-feira (13), em reunião na Setur, o ciclo de missões visando ao empréstimo de US$ 85 milhões para investimento na zona turística da Baía de Todos-os-Santos. O próximo passo será o de reunir a documentação exigida pelo banco para dar início à execução do projeto de requalificação do destino. A previsão é que as equipes se reúnam novamente em setembro para negociações do contrato de empréstimo, que deve ser assinado até dezembro.
As ações integram o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), uma parceria entre o BID, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Setur, e o Ministério do Turismo. O projeto prevê melhorias da infraestrutura náutica e do acervo cultural da Baía de Todos-os-Santos, como construção e recuperação de atracadouros, píeres e terminais hidroviários, além de ações como capacitação profissional para atender à demanda náutica, dentre outras.
O esforço do Governo do Estado é para fazer com que a zona turística de maior potencial náutico da Bahia torne-se uma das principais regiões do turismo baiano, ampliando, inclusive, sua projeção internacional.
“Estamos assumindo o compromisso do governador Jaques Wagner de redescobrir a Baía de Todos-os-Santos, aproveitando o potencial turístico e náutico da região que foi uma das áreas menos beneficiadas no desenvolvimento do turismo da Bahia nos últimos anos e queremos cumprir rigorosamente os acordos”, explicou o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli.
Participaram dos encontros, entre Setur e BID, órgãos parceiros como as secretarias de Planejamento, Fazenda, Segurança Pública, Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conder, Derba, Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador e Ipac, além do trade de turismo e projetos sociais, a exemplo do Projeto Axé.
Com área total de 1.052 quilômetros quadrados, a Baía de Todos-os-Santos é considerada por navegadores de todo o mundo um local ideal para o turismo náutico, pois reúne boas condições de navegabilidade, com águas calmas e mornas, além de bons ventos. Ela é a segunda maior baía do mundo, em tamanho, e a primeira de clima tropical, uma vez que a maior baía, situada no Canadá, fica congelada praticamente o ano inteiro. É também a maior baía navegável do litoral brasileiro, comparada ao Mar Mediterrâneo por praticantes de esportes náuticos.

Comentários