Governo autoriza uso do POS móvel no RN


Governo autoriza uso do POS móvel no RN
Medida atende pleito da Fecomércio e Abrasel e vai facilitar a vida dos consumidores, com reflexo nas vendas.

“Estou feliz em atender mais uma reivindicação legítima que vai trazer mais conforto ao consumidor e facilitar a atividade dos empresários do setor”. Foi com essas palavras que a governadora Rosalba Ciarlini transmitiu a satisfação de assinar o decreto que normatiza o uso de POS (point of sales)  móvel em restaurantes, bares e similares. A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), na Governadoria.

“O Rio Grande do Norte é um estado turístico, um estado acolhedor, que sabe receber seus visitantes. É preciso se atualizar, se modernizar. Com a normatização do uso dessa maquineta estamos atendendo uma reivindicação da Abrasel, que vai melhorar os serviços prestados aos consumidores e fazer com que o RN possa também estar ainda mais preparado para a realização da Copa do Mundo”, concluiu a Governadora.

O uso do POS móvel é uma luta antiga dos membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL-RN. “A assinatura desse decreto vai trazer mais conforto para o cliente e mais agilidade para as empresas”, disse o presidente da Abrasel, Max Fonseca. O presidente interino do Sistema Fecomércio/RN, Gilberto Costa, também falou sobre a consquista. “Essa luta da Abrasel foi encampada pela Federação do Comércio. No Brasil, só o Rio Grande do Norte e o Piauí não tinham esse tipo de máquina. Acredito que deveria ser ampliado para os postos de combustíveis também”, disse ele.

Até hoje, os estabelecimentos eram proibidos de operar com as máquinas de cartão de crédito que vão até a mesa do cliente, o que muitas vezes causava desconforto, por causa do acumulo de contas. O cliente enfrentava filas para pagar a conta. “As pessoas ficavam incomodadas e as reclamações eram constantes, principalmente de pessoas que vinham de outros estados que estavam acostumados a utilizar o serviço móvel”, reforçou Max, agradecendo a iniciativa da Governadora. “Mais uma vez o Governo do Estado mostra que está em sintonia com o empresariado local”, finalizou.

Amparado por convênio, o decreto permite o credenciamento das empresas interessadas criando ainda em seu estabelecimento os esclarecimentos ao cliente quanto à emissão do cupom fiscal. “Nós aperfeiçoamos no decreto as possibilidade do credenciamento que permite ao contribuinte do ICMS divulgar através de um selo ou de qualquer outro meio, que o consumidor continue solicitando o cupom fiscal, o comprovante financeiro da operação. O cupom fiscal continua sendo uma obrigação do contribuinte”, esclareceu o secretário de Estado da Tributação, José Airton.

O que é POS Móvel

É o terminal eletrônico de pagamento (maquineta de crédito e débito) sem fio e que pode ser levado até a mesa do cliente para pagamento de faturas. O POS (point of sales) Móvel possui as mesmas funções do modelo fixo, porém garante mais conveniência e agilidade para o consumidor. Além disso, passar o cartão na presença do cliente transmite mais confiança ao portador.

O terminal POS Móvel utiliza as redes de telefonia móvel e radiofrequência. Esse tipo de equipamento é voltado para estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e postos de gasolina, nos quais o cliente não precisa ir ao caixa para efetuar o pagamento – ele pode pagar sem sair da mesa ou do veículo.

Comentários