GOL é primeira companhia aérea brasileira a utilizar recurso de navegação baseada em performance


GOL é primeira companhia aérea brasileira a utilizar recurso de navegação baseada em performance
Em parceria com o DECEA, GE e ANAC, companhia recebeu homologação para operar RNP-AR-Approach no Aeroporto Santos Dumont
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, é a primeira aérea brasileira a utilizar RNP-AR-Approach (Performance de Navegação Requerida), que reduz o  ruído, diminui o tempo de viagem, economiza combustível e, consequentemente, a emissão de gases poluentes na atmosfera. No ultimo sábado, a companhia realizou o voo de validação operacional e obteve autorização da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar procedimentos RNP-AR-Approach desenhados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. 

O projeto, de iniciativa do DECEA, teve inicio em maio de 2011 com a contratação da GE Aviation PBN Services pela GOL para consultoria visando a obtenção de autorização da ANAC para operar procedimentos RNP-AR-Approach. Durante o projeto a GOL cedeu, por duas vezes, uma aeronave e tripulantes para a realização de voo-testes dos procedimentos RNP-AR, que resultou na homologação de duas cabeceiras do Aeroporto Santos Dumont. 

A Performance de Navegação Requerida permite a otimização do espaço aéreo por meio de trajetórias mais precisas, sem depender de sinais terrestres de rádio-navegação. Essa precisão torna possível o pouso em condições meteorológicas que, normalmente, poderiam obrigar aeronaves a aguardar para pouso, desviar para outros aeroportos, ou mesmo a empresa a cancelar voos antes da partida. A exatidão e confiabilidade da RNP ajudam, também, os controladores de tráfego aéreo a diminuir os atrasos dos voos e aliviar os congestionamentos. “Com o procedimento RNP-AR, o comandante realiza uma trajetória de aproximação mais precisa e constante, diminuindo os mínimos operacionais (teto) de 1.500 pés para 300 pés. Isso proporciona melhor condição para a visualização da pista, o que garante um pouso ainda mais seguro e confortável”, explica Adalberto Bogsan, vice-presidente Técnico da GOL.

Sobre GOL Linhas Aéreas Inteligentes
Fundada em janeiro de 2001, a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina opera cerca de 850 voos diários para 63 mercados domésticos e 13 internacionais na América do Sul e Caribe, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. Por meio de acordos com empresas regionais, a companhia oferece aos clientes acesso a outros 12 destinos brasileiros. Além disso, o programa de relacionamento SMILES, o maior do Brasil, permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 560 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras estrangeiras. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.400 municípios brasileiros e oito internacionais. Com seu portfolio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.

Comentários