Experiências turísticas são premiadas em Vitória



Encontro de Prefeitos seleciona casos de sucesso do turismo capixaba


 A cerimônia de entrega da premiação dos Casos de Sucesso do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil foi o destaque do 7º Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (25) no Palácio do Café, em Vitória (ES). Neste ano, a seleção contou com o registro recorde de 21 inscrições. Os casos vencedores foram premiados com o Troféu Destaque Regional do Espírito Santo.

No quesito Gestão Turística de Destino, o primeiro lugar foi para o município de Vitória, o segundo para Cariacica e o terceiro para Domingos Martins e Guarapari. Em Planejamento e Gestão do Turismo Regional, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau conquistou a primeira colocação, seguido pelo Consórcio do Caparaó.

No quesito Site Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, o primeiro lugar ficou com a Associação Turística de Pedra Azul (ATPA). Na segunda posição, houve empate entre o Montanhas Capixabas Convetion & Visitors Bureau e os Caminhos da Roça de Afonso Cláudio. O terceiro colocado foi a Associação de Agroturismo de Venda Nova do Imigrante (Agrotur).

Por fim, no ranking de Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística, o município de Vitória conquistou a primeira colocação, seguido por um empate triplo entre Guarapari, Anchieta e Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau. O terceiro lugar da premiação foi para o Projeto Educacional Turismo Escolar (Projetur).

O Encontro de Prefeitos também foi marcado pela palestra “Cidades Criativas”, ministrada pela secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão. A convidada esclareceu o conceito de Economia Criativa para os participantes: “Trata-se da economia do simbólico. Envolve a moda, o design, o artesanato, a arquitetura, a música, o teatro, a dança, a pintura, a fotografia, as festas e as manifestações”. Ela mostrou que este novo conceito de economia traz inúmeros benefícios como a geração de trabalho, emprego e renda, promovendo a inclusão social e incentivando a diversidade cultural.

O evento foi encerrado com a solenidade de abertura oficial da Expotur 2012, na Praça do Papa, que acontece de hoje (25) até o dia 27. A entrada é gratuita

Comentários