EDITAL VOO DIRETO ENTRA EM FASE DE ANÁLISE



Oito estados brasileiros buscam promover e aumentar a quantidade de voos diretos para o exterior

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) recebeu oito propostas para o Programa de Apoio a Promoção Internacional de Voos Fretados, que teve a inscrição encerrada na última quinta-feira, 24. A maioria das propostas veio da região Nordeste. Os participantes são: Sergipe, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia e Acre. “Esse programa vai estimular o incremento da malha aérea do país, visando a diversificação das portas de entrada do turista estrangeiro”, disse Flávio Dino, presidente da Embratur.

O programa vai disponibilizar, ao todo, R$ 8 milhões para auxiliar as secretarias de Turismo a divulgar voos internacionais para seus estados. O Programa prevê também aporte para auxílio à captação de novos voos internacionais. O valor total das propostas envidas pelos oito estados é de R$ 10.278.071,50 milhões.

A análise das propostas será feita respeitando os critérios técnicos do edital. A partir de agora, a Embratur terá até o dia 12 de junho para apresentar o que foi decidido.  Os quesitos a serem atendidos são o tempo de operação do voo, já que terão preferência os que se mantenham por períodos mais prolongados e que alcancem a baixa temporada, e o atendimento dos mercados de longa distância. “Os destinos brasileiros sem acesso direto ou com baixa concentração de vôos, que possuam aeroportos internacionais com capacidade operacional ociosa, também serão itens avaliados”, disse o presidente, adicionando a informação de que os planos que apresentarem maior custo beneficiam de promoção terão prioridade.

Para empregar o valor oferecido, as secretarias poderão utilizar ferramentas de promoção internacional como realização de eventos nos mercados de origem dos voos, viagens de familiarização com operadores, press trip com jornalistas de veículos internacionais, produção de material promocional, campanhas publicitárias e pesquisas qualitativas.

De acordo com o edital a terceira fase do processo será a Validação e Priorização das Propostas Classificadas, no período de 15/06/2012 a 26/06/2012. E, por último, Formalização de Convênios, que se dará de 29/06/2012 a 06/07/2012.

Comentários