Correios inaugura Serviço de Informações ao Cidadão



Os Correios inauguraram nesta terça-feira, 15 de maio, o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). A implantação do SIC cumpre as determinações da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), que entra em vigor na quarta-feira, 16, e estabelece que toda informação produzida ou custodiada por órgãos e entidades públicas, desde que de interesse coletivo ou geral e não classificada como sigilosa, deve ser divulgada em local de fácil acesso, independentemente de solicitação.
Em cumprimento à legislação, foi realizada a adequação da página da ECT na internet (www.correios.com.br). A partir de quarta-feira, 16, estarão disponíveis mais informações sobre a empresa, além de uma seção sobre o acesso à informação. O cidadão que não encontrou as informações que deseja no site poderá solicitá-las por intermédio do endereço eletrônico www.correios.com.br/acessoainformacao.
Caso a informação esteja disponível, os Correios irão apresentá-la imediatamente. Se não for possível, o cidadão irá receber a resposta no prazo de 20 dias, que poderá ser prorrogado por mais dez dias, mediante justificativa. O serviço de busca e fornecimento das informações é gratuito, exceto cópias de documentos solicitados.
O SIC não substitui outros canais de atendimento da empresa. Para atender solicitações sobre prestação de serviços, como envio de encomendas, consultas sobre prazos de entrega, compra de produtos, entre outros similares, os Correios continuam a operar com os canais de atendimento aos clientes já existentes: a Central de Atendimento dos Correios (CAC) e o Fale com os Correios.
A Central de Atendimento dos Correios – CAC – funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 20h; e sábados, domingos e feriados das 8h às 18h, por meio dos seguintes números:

3003-0100 - Destinado a capitais, regiões metropolitanas e cidades - sedes de DDD. A tarifa tem custo de ligação local. Por meio deste número é possível contratar serviços como telegrama fonado e disque coleta, buscar Ceps e obter informações sobre produtos e serviços dos Correios.

0800 -725 7282 - Vale para todas as demais localidades brasileiras. Os serviços prestados por este número são os mesmos do 3003 0100, a diferença é a área de abrangência de cada um.
0800 725 0100 - Exclusivo para registrar sugestões, elogios e reclamações. O número é o mesmo para ligações de todo o Brasil.

Comentários