ADIT Brasil leva empresários brasileiros para curso de Novo Urbanismo na Universidade de Miami


ADIT Brasil leva empresários brasileiros para curso de Novo Urbanismo na Universidade de Miami

A atividade faz parte da Missão Técnica que a ADIT está fazendo na Flórida. A missão também contempla visita a empreendimentos imobiliários e turísticos que adotaram conceitos de comunidades planejadas, novo urbanismo e placemaking.

Enquanto muitos passaram o final de semana descansando, cerca de 30 empresários do setor imobiliário e turístico brasileiro aproveitaram para participar junto com a ADIT Brasil da Missão Técnica para a Flórida, que teve inicio na última sexta-feira em Miami.

Como primeira parte integrante do roteiro, empresários de mais de 10 estados da indústria imobiliária participaram de um curso sobre a experiência americana e brasileira no desenvolvimento de comunidades planejadas. Em parceria com a Universidade de Miami e DPZ Architects, o curso ocorreu na própria sede da Universidade e teve inicio com a apresentação dos conceitos tradicionais de planejamento e urbanismo pelo especialista André Duany, fundador da DPZ.

Duany explicou as ações necessárias para adequar o planejamento urbano na estrutura atual das cidades e seus benefícios para a população. “O poder do urbanismo é ilimitado porque os efeitos são evidentes na rotina e estilo de vida da população”, explicou.

O fundador da DPZ também abordou o Brasil como exemplo e mostrou os problemas estruturais que existem no Brasil e como o urbanismo pode ajudar a solucionais estas dificuldades. “Os erros e acertos dos americanos ao implantar o planejamento urbano é um bom caminho para que o Brasil possa começar a trilhar esse caminho”, disse.

Charles Bohl, professor e diretor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Miami, também apresentou aos empresários brasileiros sua visão sobre o assunto. Bohl abordou sobre os conceitos de placemaking e a prática de incluir urbanismo criando senso de espaço público e empreendimentos imobiliários sustentáveis.

A quarta pessoa mais influente do mercado de construção americana, Marianne Cusato, e o CEO do Gorman & Company, Tom Capp, também apresentaram suas visões durante o curso e da importância dos empresários estarem aprendendo com a experiência americana. “Como empresários, é interessante que eles vejam as diferenças entre os Estados Unidos e Brasil, mas ao mesmo tempo, com tantas características similares”, disse Cusato.

Visitas técnicas
A programação da Missão Técnica da ADIT continua e hoje os empresários estão em West Palm Beach para visitar os empreendimentos mais famosos que implantaram os princípios do urbanismo e placemaking em seus projetos imobiliários. A Missão ocorre até a próxima quarta-feira e contará com visitas ainda em Pahndle, lado oeste da Flórida.

Comentários