28º Encontro dos Sindicatos Patronais acontece esta semana em Natal




Começa nesta quarta-feira, 16, e segue até a sexta-feira, 18, No Centro de Convenções de Natal, a 28ª edição do Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que contará com uma vasta programação, palestrantes de renome nacional, trabalhos temáticos e atrações culturais com artistas locais. Representantes de sindicatos e de federações do comércio de todo o país virão a Natal para o evento, que tem como tema central as reformas constitucionais – “Reformas, o futuro já começou”.  O 28o ENSP é uma realização do Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do RN (Sicomércio).
“Há mais de um ano que nós lutamos para trazer este evento para Natal, por entender a sua importância não só do ponto de vista institucional para o nosso segmento como para toda a economia, afinal, teremos aqui cerca de 2 mil congressistas durante quatro dias. Será um evento grandioso que abordará um tema de extrema relevância para o setor produtor de todo o pais”, afirma o presidente do Sicomércio RN, George Ramalho.
De fato, já estão confirmadas delegações de sindicatos patronais de praticamente todo o Brasil bem como as presenças dos presidentes de Federações do Comércio de estados como AL, RS, SC, PR, CE, PE, RR, BA e PB. O evento também será abrilhantado pela presença do presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antonio Oliveira Santos, que inclusive será homenageado com o título de cidadão norte-rio-grandense, outorgado pela Assembleia Legislativa do estado por proposição do presidente da Casa, deputado Ricardo Mota.
Para tornar Natal a sede do sindicalismo em 2012, uma comitiva capitaneada pelos presidentes do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e do Sicomércio RN, George Ramalho, foi em 2011 a Cuiabá – cidade-sede do encontro no ano passado –, articular junto aos demais sindicatos do país a realização do evento na capital potiguar este ano.
O Encontro dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo tem como intuito reunir dirigentes, executivos, assessores jurídicos e presidentes de sindicatos e de federações de todo o país, afim de que os mesmos compartilhem ideias e discutam temas voltados ao setor. E para desenvolver essas questões, foram convidados nome de peso no âmbito nacional, como o senador Garibaldi Alves Filho; o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Vantuil Abdala; o consultor  Stephen Kanitz e os empresários Durval José Dantas (Maré Mansa e Jussier Ramalho; além do economista da CNC, Daniel Mansur Lopes; e o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick.
Entre os temas abordados pelos palestrantes durante o encontro estão: “Reformas, o futuro já chegou”; “Negociação coletiva de trabalho como uma das mais importantes prerrogativas do sindicato”; “Estratégias para o fortalecimento dos sindicatos patronais”; “Reforma tributária com enfoque no simples nacional”; e “Reforma previdenciária”.
O segundo dia do encontro, ainda conta com a realização de trabalhos temáticos, que terão os temas: “autopeças: Inspeção Veicular”, “e-commerce e redes sociais: integração com a loja física”, “associativismo: centrais de negócios”, “shopping centers”, “automação comercial/ exigências fiscais tributárias”, “representantes comerciais” “farmácias: farmácias populares”, “convenção coletiva de trabalho”, “como utilizar a mídia no sindicalismo patronal” e “segurança patrimonial/ saúde ocupacional e segurança no trabalho”. Os mediadores desses trabalhos serão: Itamar Manso (Sincopeças/RN), Frederico Penna (Sindilojas/Recife), Pedro Conde (RJ), Ronaldo Netto (Sindilojas/Porto Alegre), Paulo César Nauiack (Sirecom/PR), Dejalma Lemos (Sincofarma/RN), Alberto Farias (Sindilojas/Fortaleza), José Carlos Ribeiro (Sindilojas/GO) e Jaldir da Silva Primo (Sindilojas/Vitória).
Além das palestras, haverá no encontro, uma feira de produtos e serviços, onde os visitantes poderão conferir stands com serviços nas áreas de automação, artesanato, gestão, softwares, entre outros. As atrações culturais ficarão por conta da apresentação do premiado show “Parcerias Sinfônicas” do SESC RN, com a Orquestra Sinfônica da UFRN, em parceria com a cantora Camila Masiso e com o músico Diogo Guanabara e, no encerramento do encontro, a festa ficará por conta do cantor potiguar Isaque Galvão. O site do evento com toda a programação é o www.28enspnatal.com.br.

Comentários